Mackenzie 2020 – Questão 6

Linguagens / Português
   1Mesmo que o homem conseguisse construir um computador que fizesse tudo o que é normalmente atribuído a processos mentais quando feito pelo homem, 2isso não implicaria que o homem nada mais é do que uma máquina. Sem o programa correspondente um computador nada pode fazerem relação à linguagem. É o programa, e 3não as ferragens, que é responsável pela habilidade do computador de 4simular um comportamento inteligente. Há aqueles que 5sustentariam que o programa está para o computador como a mente está para o cérebro, e que considerando o cérebro humano vivo como um computador programado,de finalidades especiais, podemos contornar, senão resolver, o problema tradicional mente-corpo. Seja como for, temos que 6enfatizar que a inteligência artificial é em 7si neutra e não agride nem a dignidade humana nem a liberdade da vontade.
     Muito da importância que damos à ciência cognitiva e à inteligência artificial dependerá de nossa atitude 8face ao papel explanatório dos modelos em ciência natural e social. Qualquer sucesso obtido na simulação do processamento linguístico por computador tende a aumentar a nossa compreensão da linguagem e da mente. Não é certo, 9no entanto, se um dia será possível simular por computador 10todos os processos mentais envolvidos na produção e compreensão da linguagem.
Adaptado de John Lyons, em Lingua(gem) e
Linguística, 1981
 
Considere as seguintes afirmações sobre o texto.
O pronome isso (ref.2) refere-se ao que é afirmado anteriormente.
II. A forma verbal sustentariam (ref.5) apresenta um tempo que denota ideia de possibilidade, de algo possível, mas não efetivamente certo.
III. A partícula si (ref.7) refere-se à expressão inteligência artificial.Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmação I está correta.
b) Apenas a afirmação II está correta.
c) Apenas a afirmação III está correta.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2002 – Questão 53
Good-bye ...
UNESP 2014 – Questão 10
Como estudos ainda não conseguiram decifrar como direcionar a criatividade de uma maneira que certamente despertará esse interesse (e maximizará a produção), a opção normalmente costuma ser pela solução mais simples. ...
UERJ 2008 – Questão 10
Para o enunciador, a falta de esperança relaciona-se à descrença no mundo: “Já não é mais a hora de esperança”, digo-me eu. (ref.3) O fim dessa descrença está associado, no texto, à idéia de: a) fuga. b) rebeldia. c) otimismo. d) contemplação.
UNICAMP 2017 – Questão 5
Disponível em Via @mtesperon. Acessado em 26/07/2016.) ...
Base dudow 2000 – Questão 54
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços. Assinale a alternativa em que as palavras destacadas exercem a mesma função sintática exercida pelo que no enunciado acima. a) Cantaremos o medo. b) Existe apenas o medo. c) Existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro. d) Cantaremos o medo dos ditadores. e) Depois morreremos de medo.