Mackenzie 2020 – Questão 6

Linguagens / Português
   1Mesmo que o homem conseguisse construir um computador que fizesse tudo o que é normalmente atribuído a processos mentais quando feito pelo homem, 2isso não implicaria que o homem nada mais é do que uma máquina. Sem o programa correspondente um computador nada pode fazerem relação à linguagem. É o programa, e 3não as ferragens, que é responsável pela habilidade do computador de 4simular um comportamento inteligente. Há aqueles que 5sustentariam que o programa está para o computador como a mente está para o cérebro, e que considerando o cérebro humano vivo como um computador programado,de finalidades especiais, podemos contornar, senão resolver, o problema tradicional mente-corpo. Seja como for, temos que 6enfatizar que a inteligência artificial é em 7si neutra e não agride nem a dignidade humana nem a liberdade da vontade.
     Muito da importância que damos à ciência cognitiva e à inteligência artificial dependerá de nossa atitude 8face ao papel explanatório dos modelos em ciência natural e social. Qualquer sucesso obtido na simulação do processamento linguístico por computador tende a aumentar a nossa compreensão da linguagem e da mente. Não é certo, 9no entanto, se um dia será possível simular por computador 10todos os processos mentais envolvidos na produção e compreensão da linguagem.
Adaptado de John Lyons, em Lingua(gem) e
Linguística, 1981
 
Considere as seguintes afirmações sobre o texto.
O pronome isso (ref.2) refere-se ao que é afirmado anteriormente.
II. A forma verbal sustentariam (ref.5) apresenta um tempo que denota ideia de possibilidade, de algo possível, mas não efetivamente certo.
III. A partícula si (ref.7) refere-se à expressão inteligência artificial.Assinale a alternativa correta.
a) Apenas a afirmação I está correta.
b) Apenas a afirmação II está correta.
c) Apenas a afirmação III está correta.
d) Todas as afirmações estão corretas.
e) Nenhuma das afirmações está correta.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 17
A hipérbole é uma figura de palavra que consiste no exagero verbal (para efeito expressivo): “já disse mil vezes”, “correram mares de sangue”. ...
UERJ 2006 – Questão 5
A crônica de Carlos Heitor Cony é uma crítica à hierarquia econômico-social que prevalece em nossa sociedade. ...
PUC -SP 2019 – Questão 81
Nos trechos do texto 2, reproduzidos abaixo, indique qual deles manifesta opinião. ...
UNIFESP 2018 – Questão 18
“Debalde alguns oficiais, indignados, engatilhavam revólveres ao peito dos foragidos. Não havia contê-los. Passavam; corriam; corriam doudamente; corriam dos oficiais; corriam dos jagunços; e ao verem aqueles, que eram de preferência alvejados...
INSPER 1 2014 – Questão 16
Em “Hoje creio que ambas as partes tínhamos razão”, o autor recorre a uma figura de construção, que está corretamente explicada em a) silepse, por haver uma concordância verbal ideológica. b) elipse, por haver a omissão do objeto direto. c) anacoluto, por haver uma ruptura na estrutura sintática da frase. d) pleonasmo, por haver uma redundância proposital em“ambas as partes”. e) hipérbato, por haver uma inversão da ordem natural e direta dos termos da oração.