Mackenzie 2020 – Questão 46

Ciências da Natureza / Biologia
Como no reino Animalia, a conquista do ambiente terrestre requereu dos representantes do reino Planta e a independência da água para fecundação. É correto afirmar que
a) as pteridófitas conquistaram a independência da água para fecundação devido ao desenvolvimento de um sistema vascular eficiente.
b) as angiospermas são o único grupo vegetal com total independência da água para fecundação, graças à polinização promovida por animais.
c) as pteridófitas são o primeiro grupo a conquistar definitivamente o ambiente terrestre, pois possuem a fase esporofítica predominante, e o gametófito obtém a água para fecundação a partir do esporófito.
d) as gimnospermas são as primeiras plantas sifonógamas, ou seja, possuem grãos de pólen que formam o tubo polínico, que dispensa a necessidade de água para o encontro dos gametas.
e) as angiospermas conquistaram a independência da água para fecundação graças ao desenvolvimento da dupla fecundação e do fruto.

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2017 – Questão 17
A figura ilustra um corte do tegumento de um animal invertebrado. Com base na figura, é correto afirmar que o animal que possui esse tegumento: a) possui grande facilidade de se desidratar. b) vive obrigatoriamente em ambiente aquático. c) elimina excretas nitrogenadas por difusão. d) realiza respiração cutânea. e) realiza trocas periódicas do exoesqueleto.
UNESP (julho) 2009 – Questão 24
No experimento da Universidade de Minnesota, o gel diminuiu o risco de infecção viral porque ...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 20
Atualmente, os seres vivos são classificados em cinco grandes reinos. Na caracterização do Reino Animalia (animais), é correto afirmar que: ...
UERJ 2016 – Questão 32
O consumo excessivo de antiácidos pode interferir na atuação do suco gástrico, prejudicando o funcionamento normal do estômago. As duas principais funções do estômago prejudicadas por esse uso excessivo são: ...
UNESP s. port 2006 – Questão 18
Há vinte anos, casos incomuns de anemia começaram a chamar a atenção dos pesquisadores. Ao invés de adultos jovens, como habitualmente, eram os idosos que apresentavam uma expressiva redução na taxa de hemoglobina. Mais intrigante: a anemia...