INSPER 2 2013 – Questão 4

Linguagens / Português
O diminutivo que aumenta
 
O diminutivo virou uma espécie de divisor de águas para o brasileiro. Em Portugal, onde a ambiguidade linguística tem menor voltagem e toda conversa arrisca-se a seguir o pé da letra, as pessoas tendem a flexionar o grau do substantivo com a consciência de que pão é pão,queijo é queijo – posto que um diminutivo serve é para diminuir e um aumentativo, para aumentar. Além-mar a ênfase é outra. Quando convém, o diminutivo funciona como aumentativo no Brasil, porque exploramos, como ninguém, o uso dos adjetivos com flexão típica do diminutivo, mas com função superlativa. (...)
Disponível no nosso armazém de secos e molhados que é a língua, o adjetivo superlativo ficou reservado para ocasiões propícias. Comparado ao brasileiro, o português usa o recurso com imenso recato.
(Adaptado, Revista Língua, n.º 1)
No último parágrafo, a língua é comparada a um armazém de secos e molhados porque, tal como nesse tipo de estabelecimento comercial, ela
a) oferece formas “customizadas”.
b) apresenta caráter conservador.
c) permite fazer permutas.
d) é elitizada, acessível a poucas pessoas.
e) comporta variedade de opções.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 62
Em “O casal de índios levou-os a sua aldeia, que estava deserta, onde ofereceu frutas aos convidados”, os termos em destaque são, respectivamente: ...
FGV 2019 – Questão 129
(https://www.otempo.com br/charges) ...
FATEC 2010 – Questão 49
De acordo com o texto, elementos do orçamento norteamericano revelam ...
FGV 2015 – Questão 22
Dentre as expressões do texto relativas à atividade própria dos meirinhos, citadas abaixo, a única que assume conotação pejorativa é a) “cadeia judiciária”. b) “demanda”. c) “citações, provarás”. d) “razões principais e finais”. e) “trejeitos judiciais”.
UNESP 2017 – Questão 2
Na crônica, o personagem seu Afredo é descrito como uma pessoa a) pedante e cansativa. b) intrometida e desconfiada. c) expansiva e divertida. d) discreta e preguiçosa. e) temperamental e bajuladora.