INSPER 2 2013 – Questão 20

Linguagens / Português
Babuíno aprende a “ler” em experimento
 
Babuínos não falam inglês, é óbvio. Mas cientistas na França conseguiram treinar meia dúzia deles para quere conhecessem quando letras na tela de um computador formavam uma palavra de verdade e quando eram só sequência sem sentido.
Ao ler, uma pessoa usa dados sobre o posicionamento das letras em uma palavra, a "informação ortográfica", para ter acesso aos sons e ao sentido, dizem Jonathan Grainger e seus colegas da Universidade Aix-Marseille, em Marselha, na França.
Eles queriam saber se o processamento da informação ortográfica poderia ser feito mesmo na ausência de conhecimento linguístico. E foram atrás de primatas comboas habilidades visuais, mas sem conhecimento da linguagem humana.
"Nossos resultados demonstram que as aptidões básicas de processamento de ortografia podem ser adquiridas na ausência de representações linguísticas", escreveu a equipe na edição de hoje da revista "Science"

 
OS FABULOSOS PRIMATAS LETRADOS
Como foi o experimento


A descoberta explode uma noção antiga entre os linguistas e biólogos: a de que a capacidade de reconhecer palavras seria inseparável da linguagem.Aparentemente, reconhecer combinações de objetos visuais em sequências é algo que pode ter surgido na evolução bem antes de os seres humanos divergirem de seus ancestrais comuns com outros primatas.
(Folha de S. Paulo, 13/04/2012)
 
Com base nas informações apresentadas no texto, é correto afirmar que o experimento científico
a) refere-se, na verdade, à capacidade de identificação e não de leitura dos babuínos.
b) mostra que os babuínos memorizaram palavras para lhes atribuir significado.
c) revela que o reconhecimento de palavras é inerente ao conhecimento da linguagem.
d) comprova que nossos ancestrais careciam de aptidões básicas de processamento de ortografia.
e) demonstra que o posicionamento de sílabas para formação de palavras tem uma sequência lógica.


 

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 26
O zigue-zague temporal ligado à vida de Sem-Pernas, empregado no fragmento para a composição da personagem, é construído de maneira muito precisa, por meio da utilização alternada de diversos tempos verbais. Indique a alternativa em que há,...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 97
RIC. Disponível em: www.nanquim.com.br. Acesso em: 8 dez. 2012. O texto faz referência aos sistemas de comunicação e informação. A crítica feita a uma das ferramentas midiáticas se fundamenta na falta de a) opinião dos leitores nas redes sociais. b) recursos tecnológicos nas empresas jornalísticas. c) instantaneidade na divulgação da notícia impressa. d) credibilidade das informações veiculadas nos blogs. e) adequação da linguagem jornalística ao público jovem.
UNESP 2010 – Questão 8
No período “Hoje, dez anos depois daquele almoço, tenho certeza de que ela estava certa”, o cronista poderia ter evitado o efeito redundante devido ao emprego próximo de palavras cognatas (certeza – certa). Leia atentamente as quatro...
Base dudow 2000 – Questão 40
Marque a frase que encerra um erro de concordância nominal: a) Estavam abandonadas a casa, o templo e a vila. b) Ela chegou com o rosto e as mãos feridas. c) Decorrido um ano e alguns meses, lá voltamos. d) Decorridos um ano e alguns meses, lá voltamos. e) Ela comprou dois vestidos cinza.
Base dudow 2000 – Questão 58
Assinale a alternativa em que a regência e o emprego do sinal indicativo de crase estão de acordo com a norma culta. a) Não intenta apenas à relatar acontecimentos de cada expedição militar. b) Refere-se à aldeia que ousou enfrentar a República. c) Examinou à ecologia muito bem. d) Não conheço livro idêntico à esse, feito na América. e) Descreve o tempo seco e quente à que denomina “verão”.