INSPER 2 2013 – Questão 20

Linguagens / Português
Babuíno aprende a “ler” em experimento
 
Babuínos não falam inglês, é óbvio. Mas cientistas na França conseguiram treinar meia dúzia deles para quere conhecessem quando letras na tela de um computador formavam uma palavra de verdade e quando eram só sequência sem sentido.
Ao ler, uma pessoa usa dados sobre o posicionamento das letras em uma palavra, a "informação ortográfica", para ter acesso aos sons e ao sentido, dizem Jonathan Grainger e seus colegas da Universidade Aix-Marseille, em Marselha, na França.
Eles queriam saber se o processamento da informação ortográfica poderia ser feito mesmo na ausência de conhecimento linguístico. E foram atrás de primatas comboas habilidades visuais, mas sem conhecimento da linguagem humana.
"Nossos resultados demonstram que as aptidões básicas de processamento de ortografia podem ser adquiridas na ausência de representações linguísticas", escreveu a equipe na edição de hoje da revista "Science"

 
OS FABULOSOS PRIMATAS LETRADOS
Como foi o experimento


A descoberta explode uma noção antiga entre os linguistas e biólogos: a de que a capacidade de reconhecer palavras seria inseparável da linguagem.Aparentemente, reconhecer combinações de objetos visuais em sequências é algo que pode ter surgido na evolução bem antes de os seres humanos divergirem de seus ancestrais comuns com outros primatas.
(Folha de S. Paulo, 13/04/2012)
 
Com base nas informações apresentadas no texto, é correto afirmar que o experimento científico
a) refere-se, na verdade, à capacidade de identificação e não de leitura dos babuínos.
b) mostra que os babuínos memorizaram palavras para lhes atribuir significado.
c) revela que o reconhecimento de palavras é inerente ao conhecimento da linguagem.
d) comprova que nossos ancestrais careciam de aptidões básicas de processamento de ortografia.
e) demonstra que o posicionamento de sílabas para formação de palavras tem uma sequência lógica.


 

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 22
A madrasta retalhava um tomate em fatias, assim finas, capaz de envenenar a todos. Era possível entrever o arroz branco do outro lado do tomate, tamanha a sua transparência. Com a saudade evaporando pelos olhos, eu insistia em justificar a economia...
UNESP (julho) 2011 – Questão 15
Considere as seguintes frases do texto: ...
UNESP 2015 – Questão 19
Observando as seguintes passagens do texto apresentado, marque a alternativa em que as duas palavras em negrito são utilizadas como advérbios: a) “não correr o risco de ser surpreendido”. b) “finge possuir energias que realmente não tem”. c) “deve-se fazê-lo decidida e folgadamente”. d) “nunca levar a cabeça para trás”. e) “forte no restante da prova, sempre procurando dosar”.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 27
RODRIGUES, S. Acervo pessoal. ...
ENEM 2007 – Questão 29
Há cerca de dez anos, estimava-se que 11,2% da população brasileira poderiam ser considerados dependentes de álcool. Esse índice, dividido por gênero, apontava que 17,1% da população masculina e 5,7% da população feminina eram...