FUVEST 2025 – Questão 34

Linguagens / Literatura / Simbolismo
“São os ratos!... Vai escutar com atenção, a respiração meio parada. Hão de ser muitos: há várias fontes daquele guinchinho, e de quando em quando, no forro, em vários pontos, o rufar...
A casa está cheia de ratos...”
Dyonélio Machado. Os ratos.

A obra Os ratos (1935), de Dyonélio Machado, narra o dia em que Naziazeno saiu pela cidade de Porto Alegre no intuito de conseguir dinheiro para pagar a conta do leiteiro. Os animais que dão título à narrativa apenas aparecem em seus últimos capítulos e ocupam o tempo reservado para o descanso do protagonista. É possível, então, afirmar:
a) Naziazeno, inconformado com sua condição de devedor, perambula pela cidade, encontrando refúgio junto aos ratos que o acolhem.
b) Os ratos são os credores de Naziazeno zoomorfizados, que se encontram à espreita para a cobrança de outras dívidas.
c) Os “guinchinhos”, que ressoam nos ouvidos de Naziazeno, são o eco de seu dia de perambulação, como se lembrassem os obstáculos que venceu.
d) Os ruídos dos roedores mostram que Naziazeno, ao pagar a sua dívida, esquece os obstáculos que venceu.
e) O contraste entre o repouso de Naziazeno e o aparecimento dos roedores denuncia a permanência da sua situação de penúria social e financeira.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 123
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 17
Assinale a alternativa em que a palavra calor tem sentido conotativo: a) Frio ou calor, chuva ou sol, nada o impediria de ir ao cinema. b) O calor do fogo provocou o derretimento dos objetos de plásticos. c) Existiria calor mais insuportável do que o das chamas daquele incêndio? d) No calor de uma discussão interminável, poucos se lembraram de que o grito é a arma daquele que não têm razão. e) Ninguém se exporia ao perigo de enfrentar o calor do deserto.
UERJ 2012 – Questão 12
O episódio do canário traz uma contribuição importante para o sentido do texto, ao estabelecer uma analogia entre a palavra do escritor e a música assobiada pela amiga. A inserção desse episódio no texto reforça a seguinte ideia: a) a intolerância leva o artista ao isolamento b) a arte atinge as pessoas de modo inesperado c) a solidão é remediada com soluções artísticas d) a profissão envolve o artista em conflitos desnecessários
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 99
LAERTE. Disponível em: http://blog.educacional.com.br. ...
ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 120
Disponível em: www.filosofia.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010. ...