FUVEST 2021 – Questão 36

Ciências Humanas / História
“A base física do Brasil, ao principiar o século XVIII, era profundamente diversa daquela que, mesmo numa interpretação liberal do Tratada de Tordesilhas, fora assentada no diploma de 1494. A expansão ao longo do litoral levara ao Oiapoc, no norte, e ao Prata, no sul. O rush do ouro estava determinando a ampliação da área oeste do mesmo modo por que a ‘droga do sertão’ explicava a façanha da incorporação do mundo amazônica. Toda uma geografia nova, política, social e econômica se estava escrevendo na América portuguesa [...].”
(Arthur F. Reis. “Os tratados de limites’. História geral da civilização brasileira, t. I, v.1, p. 396.)
 
A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos, é correto afirmar que:
a) o Tratado de Tordesilhas representou uma permanente barreira a exploração econômica dos sertões portugueses da América, e só foi ultrapassada no século XVIII por sertanistas que passaram a agir junto à Coroa Portuguesa.
b) a ocupação da Amazônia foi determinante na formação do território português da América porque as drogas do sertão puderam ser exploradas por longos períodos,ao contrário do efêmero ouro de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
c) embora a mineração tenha interiorizado a presença portuguesa no continente, a definição das fronteiras territoriais do Brasil só se completaria definitivamente muito depois, no começo do século XX.
d) mesmo com o rush minerador a economia colonial portuguesa continuou isolada em relação aos principais circuitos econômicos europeus de sua época, situação que só alteraria na primeira década do século XIX.
e) a realidade econômica de Portugal e Espanha no séculos XVII e XVIII tornou o Tratado de Tordesilhas obsoleto, uma vez que neste período importava menos o comércio extrativista e mais a produção industrial.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2017 – Questão 36
Cada vez mais pessoas fogem da guerra, do terror e da miséria econômica que assolam algumas nações do Oriente Médio e da África. Elas arriscam suas vidas para chegar à Europa. Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados, até...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 52
Na África, os europeus morriam como moscas; aqui eram os índios que morriam: agentes patogênicos da varíola, do sarampo, da coqueluche, da catapora, do tifo, da difteria, da gripe, da peste bubônica, e possivelmente da malária, provocaram no...
Base dudow 2000 – Questão 1
As Cruzadas tiveram consequências importantes, entre elas: a) a centralização da administração e da justiça em mãos dos senhores feudais; b) o êxito das expedições em defesa da Terra Santa; c) o fortalecimento do domínio feudal na esfera econômica; d) o restabelecimento das rotas comerciais territoriais e marítimas entre o Ocidente e Oriente; e) decadência da burguesia que não retornou seus investimentos no movimento cruzadista.
UNESP 2018 – Questão 57
Texto 1 ...
FUVEST 2014 – Questão 30
Observe a posição do elemento químico ródio (Rh) na tabela periódica. Assinale a alternativa correta a respeito do ródio. a) Possui massa atômica menor que a do cobalto (Co). b) Apresenta reatividade semelhante à do estrôncio (Sr), característica do 5º período. c) É um elemento não metálico. d) É uma substância gasosa à temperatura ambiente. e) É uma substância boa condutora de eletricidade.