FUVEST 2020 – Questão 61

Ciências Humanas / História
A chamada “questão trabalhista” no Brasil foi objeto de conflitos, debates e regulamentações entre os anos 1920 e 1946. Identifique uma das dimensões deste processo.
a) O liberalismo oligárquico atribuiu ao Estado, por meio da reforma de 1924, o papel de mediador entre o operariado e o patronato.
b) A Constituição de 1934 garantiu o direito à organização sindical e abriu espaço para a proteção dos direitos dos trabalhadores.
c) O direito de greve e a regulamentação do salário mínimo foram algumas das novidades previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (1943).
d) A criação do sindicato único contribuiu para a emergência de lideranças combativas ao obrigar todos os trabalhadores a se filiarem a tais associações.
e) A Carteira de Trabalho foi um instrumento de controle e dominação, que distinguia o trabalhador e esvaziava o poder dos sindicatos.

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2012 – Questão 10
Sobre o período helenístico (séculos IV a II a.C.) é correto afirmar: ...
Base dudow 2000 – Questão 16
A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que: ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 48
A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos,...
FUVEST 2010 – Questão 37
Segundo o texto, no Japão, a) o número oficial de desempregados é desconhecido. b) milhares de pessoas estão perdendo seus empregos e sua moradia. c) grande parte dos trabalhadores possui contratos temporários de trabalho. d) os empregadores omitem o número de postos de trabalho porque muitos não são oficiais. e) os desempregados estão lutando para manter suas casas.
FUVEST 2016 – Questão 60
Tal como se encontra caracterizado no excerto, o destino alcançado pela personagem Jacinto contrasta de modo mais completo com a maneira pela qual culmina a trajetória de vida da personagem a) Leonardo (filho), de Memórias de um Sargento de Milícias. b) Jão Fera, de Til. c) Brás Cubas, de Memórias Póstumas de Brás Cubas. d) Jerônimo, de O Cortiço. e) Pedro Bala, de Capitães da Areia.