FUVEST 2020 – Questão 61

Ciências Humanas / História
A chamada “questão trabalhista” no Brasil foi objeto de conflitos, debates e regulamentações entre os anos 1920 e 1946. Identifique uma das dimensões deste processo.
a) O liberalismo oligárquico atribuiu ao Estado, por meio da reforma de 1924, o papel de mediador entre o operariado e o patronato.
b) A Constituição de 1934 garantiu o direito à organização sindical e abriu espaço para a proteção dos direitos dos trabalhadores.
c) O direito de greve e a regulamentação do salário mínimo foram algumas das novidades previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (1943).
d) A criação do sindicato único contribuiu para a emergência de lideranças combativas ao obrigar todos os trabalhadores a se filiarem a tais associações.
e) A Carteira de Trabalho foi um instrumento de controle e dominação, que distinguia o trabalhador e esvaziava o poder dos sindicatos.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2010 – Questão 36
De acordo com o texto, publicado em março de 2009, a) o aumento de postos de trabalho é vital para as economias emergentes. b) a crise mundial poderia afetar sobretudo os países mais pobres. c) a estrutura do mercado de trabalho vigente em países ricos é a principal responsável pela crise. d) o mundo poderia enfrentar a maior crise de desemprego das últimas décadas. e) a crise que a economia mundial vivencia vem sendo anunciada há décadas.
FUVEST 2014 – Questão 85
Considere as seguintes comparações entre "Vidas secas", de Graciliano Ramos, e "Capitães da areia", de Jorge Amado: ...
UEL 2018 – Questão 39
Leia o trecho do poema a seguir. ...
FUVEST 2015 – Questão 30
Ao comentar o bilhete de Virgília, o narrador se vale, principalmente, do seguinte recurso retórico: ...
FGV Economia 2010 – Questão 60
A cor amarela foi escolhida como símbolo da campanha das diretas. Mais do que a mensagem de sabedoria que muitos quiseram sustentar, tratava-se de uma forma de não deixar o vermelho das bandeiras de esquerda dominar as praças e avenidas. ...