FUVEST 2019 – Questão 90

Ciências Humanas / História
A história do século XIX foi marcada pela tensão entre tradições políticas e intelectuais que apelava, ora para a força do nacionalismo, ora para o vigor das ideias internacionalistas. Indique a alternativa que traduz uma destas tradições.
a) A formulação de alianças militares, a união de forças monárquicas e abolição das fronteiras políticas contribuíram para minar o poder dos Estados-Nacionais.
b) O 1º de Maio e os rituais trabalhistas manifestavam a ascensão de partidos e de movimentos de massa, expressão do nacionalismo da classe trabalhadora.
c) As guerras de caráter religioso que eclodiram na Europa demonstram um enfraquecimento do poder universal da Igreja Católica e a ascensão de tradições religiosas nacionais.
d) O apelo ao direito de autodeterminação dos povos questionou o poder das casas dinásticas e contribuiu para a posterior fragmentação dos grandes impérios europeus.
e) O culto do progresso e da liberdade despertou os ideais republicanos e democráticos que contribuíram para o estabelecimento de federações supranacionais.

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2020 – Questão 26
A associação das fábricas com “a erosão de padrões devida tradicionais” pode ser explicada pelo fato de que a industrialização gerou ...
UEL 2010 – Questão 22
Constituem exemplos de políticas eugenísticas promovidas como política oficial de Estado: ...
UERJ 2015 – Questão 59
Cartaz do filme inspirado no romancede George Orwell ...
FGV 2013 – Questão 47
Sobre a conquista holandesa do Nordeste brasileiro, no período colonial, é correto afirmar: ...
UEL 2016 – Questão 47
A ópera-balé Os Sete Pecados Capitais da Pequena Burguesia, de Kurt Weill e Bertold Brecht, composta em 1933, retrata as condições dessa classe social na derrocada da ordem democrática com a ascensão do nazismo na Alemanha, por meio da...