FUVEST 2019 – Questão 66

Linguagens / Literatura
O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba, pode falar uma língua com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera?
José de Alencar. Bênção Paterna.
Prefácio a Sonhos d’ouro.
 
A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome, outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda e as tintas de que matiza o algodão.
José de Alencar.Iracema.

Glossário:
“ará”: periquito; “uru”: cesto; “crautá”: espécie de bromélia; “juçara”:tipo de palmeira espinhosa.
Com base nos trechos acima, é adequado afirmar:
a) Para Alencar, a literatura brasileira deveria ser capaz de representar os valores nacionais com o mesmo espírito do europeu que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera.
b) Ao discutir, no primeiro trecho, a importação de ideias e costumes, Alencar propõe uma literatura baseada no abrasileiramento da língua portuguesa, como se verifica no segundo trecho.
c) O contraste entre os verbos “chupar” e “sorver”, empregados no primeiro trecho, revela o rebaixamento
d) Em Iracema, a construção de uma literatura exótica, tal como se verifica no segundo trecho, pautou-se pela recusa de nossos elementos naturais.
e) Ambos os trechos são representativos da tendência escapista de nosso romantismo, na medida em que valorizam os elementos naturais em detrimento da realidade rotineira.

Veja outras questões semelhantes:

PUC -SP 2019 – Questão 67
Considerando seus conhecimentos a respeito do romance Iracema e sua leitura do fragmento em questão, é possível afirmar que, nesta cena, ...
FUVEST (1ºDia) 1998 – Questão 42
Leia o texto a seguir, escrito por Jöns Jacob Berzelius em 1828. ...
UFRGS - Literatura 2010 – Questão 43
Associe adequadamente cada um dos episódios referidos abaixo, ao respectivo romance, numerado a seguir. ...
INSPER 2 2014 – Questão 23
No capítulo “Do trapézio e outras coisas” das Memórias Póstumas de Brás Cubas, o narrador começa dizendo que Marcela o amou “durante quinze meses e onze contos de réis”. Essa associação sintática de elementos que parecem...
FUVEST 2003 – Questão 41
Os famosos Lençóis Maranhenses apresentam ...