FUVEST 2019 – Questão 58

Linguagens / Português
Mito, na acepção aqui empregada, não significa mentira, falsidade ou mistificação. Tomo de empréstimo a formulação de Hans Blumenberg do mito político como um processo contínuo de trabalho de uma narrativa que responde a uma necessidade prática de uma sociedade em determinado período. Narrativa simbólica que é, o mito político coloca em suspenso o problema da verdade. Seu discurso não pretende ter validade factual, mas também não pode ser percebido como mentira (do contrário, não seria mito). O mito político confere um sentido às circunstâncias que envolvem os indivíduos: ao fazê-los ver sua condição presente como parte de uma história em curso, ajuda a compreender e suportar o mundo em que vivem.
ENGELKE, Antonio. O anjo redentor.
Piauí, ago. 2018, ed. 143, p. 24.
De acordo com o texto, o “mito político”
a) prejudica o entendimento do mundo real.
b) necessita da abstração do tempo.
c) depende da verificação da verdade.
d) é uma fantasia desvinculada da realidade.
e) atende a situações concretas.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 36
Assinale a opção em que o processo de formação de palavras está indevidamente caracterizado: a) pão-nosso - composição por justaposição. b) aventuroso - derivação sufixal. c) embonecar - composição por aglutinação. d) descanso - derivação regressiva. e) incerto - derivação prefixal.
Base dudow 2000 – Questão 28
Em "A teoria da comunicação é a parte da semiologia compreendida com a explicação das 'evocações' ideológicas das 'mensagens'", indique a função das palavras entre aspas: a) objeto direto - complemento nominal b) adjunto adnominal - objeto direto c) objeto indireto - adjunto adnominal d) adjunto adnominal - adjunto adnominal e) complemento nominal - complemento nominal
FGV 2012 – Questão 21
Os dois-pontos que aparecem depois das palavras “sinal” (ref.3) e “libreto” (ref.6) servem para introduzir a) duas citações com finalidade comprobatória. b) uma ressalva e uma síntese, respectivamente. c) uma explicação e uma enumeração, respectivamente. d) duas orações em discurso direto. e) dois enunciados de natureza consecutiva.
Base dudow 2000 – Questão 26
Assinale a opção em que o verbo em maiúsculo tem a mesma regência que BRADOU nos versos a seguir: "... um rei potente às multidões curvadas BRADOU soberbo -- Independência ou morte!" (versos 11-12) a) Emocionada, ela AGRADECEU aos colegas os votos de felicidade. b) COMPROMETEM-se a mandar consertar as cadeiras. c) DISSE tudo o que sabia sobre o assunto. d) FREQUENTOU, feliz, todas as festas daquele mês. e) NEGOU-SE a revelar o nome dos culpados.
Base dudow 2000 – Questão 39
Em “Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação dos dois”, à oração principal segue-se uma oração subordinada: a) substantiva subjetiva; b) substantiva objetiva direta; c) adjetiva restritiva; d) adverbial causal; e) adverbial concessiva.