FUVEST 2018 – Questão 12

Ciências da Natureza / Química / Reações Orgânicas
Uma das substâncias utilizadas em desinfetantes comerciais é o perácido de fórmula CH3CO3H. A formulação de um dado desinfetante encontrado no comércio consiste em uma solução aquosa na qual existem espécies químicas em equilíbrio, como representado a seguir.
(Nessa representação, a fórmula do composto 1 não é apresentada.)


Ao abrir um frasco desse desinfetante comercial, é  possível sentir o odor característico de um produto de uso doméstico.
Esse odor é de
a) amônia, presente em produtos de limpeza, como
limpa- vidros.
b) álcool comercial, ou etanol, usado em limpeza doméstica.
c) acetato de etila, ou etanoato de etila, presente em removedores de esmalte.
d) cloro, presente em produtos alvejantes.
e) ácido acético, ou ácido etanoico, presente no vinagre.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2010 – Questão 16
No Ocidente, o período entre 1848 e 1875 “é primariamente o do maciço avanço da economia do capitalismo industrial, em escala mundial, da ordem social que o representa, das ideias e credos que pareciam legitimá-lo e ratificá-lo”. ...
FUVEST 2006 – Questão 43
“... a morte da URSS foi a maior catástrofe geopolítica do século. No que se refere aos russos, ela se tornou uma verdadeira tragédia” ...
FUVEST 2013 – Questão 74
Para adequar a linguagem ao assunto, o autor lança mão também de um léxico popular, como atestam todas as palavras listadas na alternativa a) saracoteio, brasido, rabanar, senzalas. b) esperneiam, senzalas, pincham, delírio. c) saracoteio, rabanar, cangote, pincham. d) fazenda, rabanar, cinzas, esperneiam. e) delírio, cambalhotas, cangote, fazenda.
FUVEST 2008 – Questão 81
Os biomas do Brasil, cujas condições ambientais estão representadas no gráfico pelas regiões demarcadas I, II, III e IV, correspondem, respectivamente, a a) cerrado, caatinga, floresta amazônica e floresta atlântica. b) pampa, cerrado, floresta amazônica e complexo pantaneiro. c) cerrado, pampa, floresta atlântica e complexo pantaneiro. d) caatinga, cerrado, pampa e complexo pantaneiro. e) caatinga, cerrado, floresta atlântica e floresta amazônica.
FUVEST 2014 – Questão 30
Observe a posição do elemento químico ródio (Rh) na tabela periódica. Assinale a alternativa correta a respeito do ródio. a) Possui massa atômica menor que a do cobalto (Co). b) Apresenta reatividade semelhante à do estrôncio (Sr), característica do 5º período. c) É um elemento não metálico. d) É uma substância gasosa à temperatura ambiente. e) É uma substância boa condutora de eletricidade.