FUVEST 2017 – Questão 27

Ciências Humanas / História
Os ensaios sediciosos do final do século XVIII anunciam a erosão de um modo de vida. A crise geral do Antigo Regime desdobra se nas áreas periféricas do sistema atlântico – pois é essa a posição da América portuguesa –, apontando para a emergência de novas alternativas de ordenamento da vida social.
István Jancsó, “A Sedução da Liberdade”. In: Fernando Novais, História da Vida Privada no Brasil, v.1.São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Adaptado.

A respeito das rebeliões contra o poder colonial português na América, no período mencionado no texto, é correto afirmar que,
a) em 1789 e 1798, diferentemente do que se dera com as revoltas anteriores, os sediciosos tinham o claro propósito de abolir o tráfico transatlântico de escravos para o Brasil.
b) da mesma forma que as contestações ocorridas no Maranhão em 1684, a sedição de 1798 teve por alvo o monopólio exercido pela companhia exclusiva de comércio que operava na Bahia.
c) em 1789 e 1798, tal como ocorrera na Guerra dos Mascates, os sediciosos esperavam contar com o suporte da França revolucionária.
d) tal como ocorrera na Guerra dos Emboabas, a sedição de 1789 opôs os mineradores recém chegados à capitania aos empresários há muito estabelecidos na região.
e) em 1789 e 1798, seus líderes projetaram a possibilidade de rompimento definitivo das relações políticas com a metrópole, diferentemente do que ocorrera com as sedições anteriores.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2013 – Questão 60
Leia o texto e observe o mapa. ...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 5
Considere o texto a seguir: ...
FUVEST 2005 – Questão 73
Constituindo fraldas descartáveis, há um polímero capaz de absorver grande quantidade de água por um fenômeno de osmose, em que a membrana semipermeável é o próprio polímero. Dentre as estruturas aquela que corresponde ao polímero adequado para essa finalidade é a do a) polietileno.b) poli(acrilato de sódio).c) poli(metacrilato de metila).d) poli(cloreto de vinila).e) politetrafluoroetileno.
Base dudow 2000 – Questão 8
A revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país. Assinale a alternativa correta em relação as medidas adotadas pelo novo governo. ...
Base dudow 2000 – Questão 56
A chamada Revolução Urbana foi antecedida pelos avanços verificados no período Neolítico, a saber, a sedentarização das comunidades humanas, a domesticação de animais e o surgimento da agricultura. Porém, há cerca de cinco mil anos,...