FUVEST 2016 – Questão 67

Ciências Humanas / Geografia
O vento é o movimento do ar em relação à superfície terrestre. Ele se deve à existência de gradientes de pressão atmosférica, e sua distribuição é representada pelas isóbaras (linhas com o mesmo valor de pressão atmosférica). O vento também sofre influências do movimento de rotação da Terra, podendo-se destacar, entre outras, a força de desvio conhecido por efeito Coriolis. Esse efeito atua sobre os ventos deslocando sua trajetória ao longo das isóbaras, conforme os hemisférios do planeta.
A. Tubellis & F. J. L. Nascimento, Meteorologia Descritiva: Fundamentos e Aplicações Brasileiras.
São Paulo: Nobel, 1983. Adaptado.
 
Com base no texto e em seus conhecimentos, em relação aos centros de alta pressão (A), pode-se representar corretamente a circulação dos ventos nos Hemisférios Sul (HS) e Norte (HN), conforme o esquema indicado em:
  Nota:  representação gráfica de isóbara.

a)

b)

c)

d)

e)

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2021 – Questão 7
Alice quer construir um paralelepípedo reto retângulo de medidas 60 cm x 24 cm x 18 cm, com a menor quantidade possível de cubos idênticos cujas medidas das arestas são números naturais. Quantos cubos serão necessários para construir esse paralelepípedo? a) 60 b) 72 c) 80 d) 96 e) 120
FUVEST 2013 – Questão 22
Um fóton, com quantidade de movimento na direção e sentido do eixo x, colide com um elétron em repouso. ...
FGV 2019 – Questão 58
Manifestação contra o fechamento da fábrica da Ford em Bordeaux(França), em janeiro de 2019 (https://www.wsj.com) ...
FAMEMA 2021 – Questão 23
John O. Ayoade. Introdução à climatologia para os trópicos, 2011) O fenômeno representado na imagem é a) atenuado com o movimento de ascendência do ar. b) intensificado ao se aproximar das zonas polares. c) formado em uma área de baixa pressão atmosférica. d) enfraquecido quando se movimenta em superfícies aquáticas quentes. e) caracterizado por um vórtice de pequena extensão horizontal.
Base dudow 2000 – Questão 15
As massas continentais que conhecemos não são fixas, mas se separam, se chocam, abrem fendas a levantam montanhas. Com base na teoria da Deriva dos Continentes, aperfeiçoada pela teoria das Placas Tectônicas , é possível admitir que: ...