FUVEST 2016 – Questão 61

Linguagens / Literatura
CONFIDÊNCIAS DO ITABIRANO
 
Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e
[comunicação.
 
A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres
[e sem horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.
 
De Itabira trouxe prendas que ora te ofereço:
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de
[visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...
 
Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!
 
Carlos Drummond de Andrade,
Sentimento do Mundo.
Tendo em vista que o poema de Drummond contém referências a aspectos geográficos e históricos determinados, considere as seguintes afirmações:
I. O poeta é “de ferro” na medida em que é nativo de região caracterizada pela existência de importantes jazidas de minério de ferro, intensamente exploradas.
II. O poeta revela conceber sua identidade como tributária não só de uma geografia, mas também de uma história, que é, igualmente, a da linhagem familiar a que pertence.
III. A ausência de mulheres de que fala o poeta refere-se à ampla predominância de população masculina, na zona de mineração intensiva de que ele é originário.
 Está correto o que se afirma em
a) I, somente.
b) III, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2020 – Questão 90
Se muita gente hoje enxerga a Terra como um sistema dinâmico de conexões entre atmosfera, águas, rochas e biodiversidade, isso se deve, em larga medida, a Alexander von Humboldt (1769 – 1859). O vulcão Chimborazo (6.268 m de altitude), no atual...
FGV 2012 – Questão 29
Na historiografia da literatura brasileira, reconhece-se em Gonçalves Dias o poeta que a) primeiro abandonou as influências literárias portuguesas e francesas. b) introduziu os índios como personagens em nossas letras. c) consolidou o Romantismo. d) antecipou o Parnasianismo. e) inaugurou o nativismo na literatura brasileira.
FUVEST 2006 – Questão 96
O esquema mostra algumas estruturas presentes na cabeça humana. O nervo cócleo-vestibular compõe-se de dois conjuntos de fibras nervosas: o nervo coclear, que conecta a cóclea ao encéfalo, e o nervo vestibular, que conecta o sáculo e o utrículo ao encéfalo. A lesão do nervo vestibular deverá causar perda de a) audição. b) equilíbrio. c) olfato. d) paladar. e) visão.
Base dudow 2000 – Questão 31
Pode-se afirmar corretamente com relação ao romance O Cortiço, exceto: a) É um romance urbano. b) O Autor admite a influência do meio no comportamento do indivíduo. c) Alcança a época da escravidão. d) Romão é tudo, menos um ingrato. e) O protagonista não se contenta com a ascensão econômica, quer a social também.
FUVEST 2007 – Questão 46
“Os cristãos fazem os muçulmanos pagar uma taxa que é aplicada sem abusos. Os comerciantes cristãos, por sua vez, pagam direitos sobre suas mercadorias quando atravessam o território dos muçulmanos. O entendimento entre eles é perfeito e a...