FUVEST 2016 – Questão 58

Linguagens / Literatura
Nesse livro, ousadamente, varriam-se de um golpe o sentimentalismo superficial, a fictícia unidade da pessoa humana, as frases piegas, o receio de chocar preconceitos, a concepção do predomínio do amor sobre todas as outras paixões; afirmava-se a possibilidade de construir um grande livro sem recorrer à natureza, desdenhava-se a cor local; surgiram afinal homens e mulheres, e não brasileiros (no sentido pitoresco) ou gaúchos, ou nortistas, e, finalmente, mas não menos importante, patenteava-se a influência inglesa em lugar da francesa.
Lúcia Miguel-Pereira, História da Literatura Brasileira –
Prosa de ficção
– de 1870 a 1920. Adaptado.
 
O livro a que se refere a autora é
a) Memórias de um sargento de milícias.
b) Til.
c) Memórias póstumas de Brás Cubas.
d) O cortiço.
e) A cidade e as serras.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2013 – Questão 36
Na figura abaixo, está representado o ciclo celular. Na fase S, ocorre síntese de DNA; na fase M, ocorre a mitose e, dela, resultam novas células, indicadas no esquema pelas letras C. Considerando que, em G1, existe um par de alelos Bb, quantos representantes de cada alelo existirão ao final de S e de G2 e em cada C? a) 4, 4 e 4. b) 4, 4 e 2. c) 4, 2 e 1. d) 2, 2 e 2. e) 2, 2 e 1.
FUVEST 2003 – Questão 87
Seja f a função que associa, a cada número real x, o menor dos números x + 3 e – x + 5. Assim, o valor máximo de f(x) é: a) 1 b) 2 c) 4 d) 6 e) 7
FUVEST 2008 – Questão 35
A soma dos valores de m para os quais x = 1 é raiz da equação x2 + (1 + 5m – 3m2)x + (m2 + 1) = 0 é igual a ...
FUVEST 2007 – Questão 70
Já a tarde caía quando recolhemos muito lentamente. E toda essa adorável paz do céu, realmente celestial, e dos campos, onde cada folhinha conservava uma quietação contemplativa, na luz docemente desmaiada, pousando sobre as coisas com um liso...
UNIFESP 2019 – Questão 22
Guardadas as proporções, o ambiente retratado no texto de Gilberto Freyre aparece com destaque na produção literária de a) Euclides da Cunha. b) Machado de Assis. c) Aluísio Azevedo. d) José Lins do Rego. e) Lima Barreto.