FUVEST 2016 – Questão 55

Linguagens / Português
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’Áfica. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negro em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*, Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
 
*lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
As informações contidas no texto permitem concluir corretamente que a doença de que se fala caracteriza-se como
a) moléstia contagiosa, de caráter epidêmico, causada por vírus.
b) endemia de zonas tropicais, causada por vírus, prevalente no período chuvoso do ano.
c) surto infeccioso de etiologia bacteriana, decorrente de más condições sanitárias.
d) infecção bacteriana que, em regra, apresenta-se simultaneamente sob uma forma branda e uma grave.
e) enfermidade endêmica que ocorre anualmente e reflui de modo espontânea.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 4
Com a frase “No fim, o livro deverá sua sobrevida à decoração de interiores” (2º par.), o cronista sugere que a) o interesse pela leitura, a longo prazo, tenderá a desaparecer. b) o livro se transformará numa antiguidade para colecionar. c) os objetos de decoração serão, aos poucos, substituídos por livros. d) a decoração de interiores garantirá a sobrevivência do livro. e) a decoração de interiores continuará existindo em função dos livros.
Base dudow 2000 – Questão 69
Por ser ele um SUBALTERNO, o juiz julgou-se no direito de exigir-lhe explicações. O termo em destaque significa, no texto, a) indivíduo de má índole. b) homem de mau caráter. c) subordinado. d) culpado em potencial. e) marginal.
FUVEST 2013 – Questão 77
Considerada no contexto histórico a que se refere Til, a desenvoltura com que os escravos, no excerto, se entregam à dança é representativa do fato de que ...
Base dudow 2000 – Questão 60
Qual das palavras destacadas a seguir não é um adjetivo? a) As pesquisas eliminaram PARTE da emoção. b) Os BONS candidatos nem sempre são eleitos. c) Nas eleições há feriado NACIONAL. d) As GRANDES empresas patrocinam candidatos. e) Os resultados são dados no dia SEGUINTE.
FUVEST 2005 – Questão 83
In the passage, the correct translation for “picks her out” isa) sorri para ela.b) espera por ela.c) reconhece-a.d) segue-a.e) acena para ela.