FUVEST 2015 – Questão 79

Ciências da Natureza / Química / Química Ambiental / Química do solo
Parte do solo da bacia amazônica é naturalmente pobre em nutrientes e, consequentemente, pouco apropriada para a agricultura comercial. Por outro lado, em certas porções desse território, são encontradas extensões de terra rica em carvão e nutrientes (sob à forma de compostos de fósforo e cálcio), os quais não resultaram da decomposição microbiana da vegetação. Esse tipo de solo é popularmente chamado de “terra preta”.
Dentre as hipóteses a seguir, formuladas para explicar a ocorrência da “terra preta”, a mais plausível seria a da
a) decomposição gradativa de restos de peixes e caça e deposição da fuligem gerada pela queima de madeira, empregada no cozimento de alimentos.
b) decomposição microbiana de afloramentos de petróleo, seguida pela combustão completa dos produtos dessa decomposição.
c) reação dos carbonatos e fosfatos, existentes na vegetação morta, com chuvas que apresentam pH menor do que 4 (chuva ácida).
d) oxidação, durante a respiração noturna, do carbono contido nos vegetais da floresta amazônica.
e) decomposição térmica de calcário, produzindo óxido de cálcio e carvão.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST (2ºdia) 2002 – Questão 56
Satélites utilizados para telecomunicações são colocados em órbitas geoestacionárias ao redor da Terra, ou seja, de tal forma que permaneçam sempre acima de um mesmo ponto da superfície da Terra. Considere algumas condições que poderiam...
UERJ 2014 – Questão 40
Um laboratarista precisa preparar 1,1 kg de solução aquosa saturada de um sal de dissolução exotérmica, utilizando como soluto um dos três sais disponíveis em seu laboratório: X, Y e Z. A temperatura final da solução deverá ser igual a 20 ºC. Observe as curvas de solubilidade dos sais, em gramas de soluto por 100 g de água: A massa de soluto necessária, em gramas, para o preparo da solução equivale a: a) 100. b) 110. c) 300. d) 330.
FUVEST 2021 – Questão 8
Um aplicativo de videoconferências estabelece, para cada reunião, um código de 10 letras, usando um alfabeto completo de 26 letras. A quantidade de códigos distintos possíveis está entre Note e adote: log1013 ≅1,114; 1 bi = 109 a) 10 bilhões e 100 bilhões. b) 100 bilhões e 1 trilhão. c) 1 trilhão e 10 trilhões. d) 10 trilhões e 100 trilhões. e) 100 trilhões e 1 quatrilhão.
FUVEST 2008 – Questão 28
As surfactinas são compostos com atividade antiviral. A estrutura de uma surfactina é Os seguintes compostos participam da formação dessa substância: Na estrutura dessa surfactina, reconhecem-se ligações peptídicas. Na construção dessa estrutura, o ácido aspártico, a leucina e a valina teriam participado na proporção,em mols, respectivamente, de a) 1 : 2 : 3 b) 3 : 2 : 1 c) 2 : 2 : 2 d) 1 : 4 : 1 e) 1 : 1 : 4
FUVEST 2006 – Questão 74
Preparam-se duas soluções saturadas, uma de oxalato de prata (Ag2C2O4) e outra de tiocianato de prata (AgSCN). Esses dois sais têm, aproximadamente, o mesmo produto de solubilidade (da ordem de 10–12). Na primeira, a concentração de íons...