FUVEST 2015 – Questão 32

Linguagens / Português
E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados.
Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhes as fibras embombecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam em torno de Rita Baiana e espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca.
(Aluísio Azevedo, O Cortiço.)
O conceito de hiperônimo (vocábulo de sentido mais genérico em relação a outro) aplica-se à palavra “planta” em relação a “palmeira”, “trevos”, “baunilha” etc., todas presentes no texto. Tendo em vista a relação que estabelece com outras palavras do texto, constitui também um hiperônimo a palavra
a) “alma”.
b) “impressões”
c) “fazenda”.
d) “cobra”.
e) “saudade”.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2016 – Questão 62
No texto de Drummond, o eu lírico a) considera sua origem itabirana como causadora de deficiências que ele almeja superar. b) revela-se incapaz de efetivamente comunicar-se, dado o caráter férreo de sua gente. c) ironiza a si mesmo e satiriza a rusticidade de seu passado semirrural mineiro. d) dirige-se diretamente ao leitor, tornando assim patente o caráter confidencial do poema. e) critica, em chave modernista, o bucolismo da poesia árcade mineira.
FUVEST 2008 – Questão 87
Com relação à gametogênese humana, a quantidade de DNA I. do óvulo é a metade da presente na ovogonia. II. da ovogonia equivale à presente na espermatogônia. III. da espermatogônia é a metade da presente no zigoto. IV. do segundo corpúsculo polar é a mesma presente no zigoto. V. da espermatogônia é o dobro da presente na espermátide. São afirmativas corretas apenas: a) I e II. b) IV e V. c) I, II e V. d) II, III e IV. e) III, IV e V.
Base dudow 2000 – Questão 73
Assinale a alternativa correta quanto à ocorrência ou não da crase: a) Juliana enviou os papéis à Secretaria, que os encaminhou à Gerência. b) Devido a morte do pai, deixou de comparecer à solenidade. c) Passaram-se três meses até que Lucas atendesse à qualquer cliente. d) O médico costumava atender de segunda à sexta-feira, das 14 as 18h. e) Trouxera a mão várias armas, que lançou as costas dos inimigos.
FUVEST 2012 – Questão 53
A pesquisa descrita no texto mostrou que a maioria dos norte-americanos ...
FUVEST 2009 – Questão 64
Na Tabela Periódica, o elemento químico bromo (Br) está localizado no 4º período e no grupo 7A (ou 17), logo abaixo do elemento cloro (Cl). Com relação à substância simples bromo (Br2, ponto de fusão -7,2°C, ponto de ebulição 58,8°C...