FUVEST 2015 – Questão 20

Ciências Humanas / Geografia
O Brasil possui cerca de 7.500 km de litoral, ao longo dos quais encontramos distintas paisagens naturais, pouco ou muito transformadas pelo homem.
Com base nas imagens e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que contém informações corretas sobre a paisagem a que elas se referem. 
a) 
Essa paisagem, resultante de derramamentos vulcânicos em eras geológicas recentes, restringe-se, no Brasil, a poucos trechos do litoral da região Sudeste.
 
b)
Na ausência de cobertura vegetal, essas formações decorrentes de ação eólica constituem paisagens que se modificam constantemente, estando presentes no litoral e também no interior do Brasil. 
 
c)
Paisagem comum nas orlas litorâneas da região Sul, em que se destaca o coqueiro, espécie arbórea nativa dessa região, utilizada de forma ornamental em outras regiões litorâneas do país. 
 
d)
Este tipo de morro-testemunho constitui uma forma de relevo tabular, sem cobertura vegetal, formando uma paisagem comum, sobretudo em praias do Sudeste e do Norte do Brasil. 
 
e)
Ora mais largas, ora mais estreitas, paisagens desse tipo resultam da erosão de partículas argilosas decorrente da ação das ondas do mar. No Brasil, estão ausentes apenas da região Norte. 

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2005 – Questão 2
Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase do texto em: ...
UFMG 2014 – Questão 29
Considere as informações da tabela abaixo, que mostra a quantidade registrada de óbitos por dengue com complicações nas regiões do Brasil, no período de 1999 a 2012. ...
Base dudow 2000 – Questão 22
Examine o mapa a seguir: Assinale a alternativa que indica a área que corresponde à zona dos planaltos tropicais. a) I b) II c) III d) IV e) V
Base dudow 2000 – Questão 20
O petróleo é uma substância oleosa, menos densa que água de origem orgânica. Que pode ser encontrado em: a) rochas Ígneas. b) rochas calcárias. c) rochas orgânicas. d) rochas sedimentares. e) rochas marítimas.
Base dudow 2000 – Questão 51
É característica da produção pecuária extensiva; a) criação de gado por confinamento; b) utilização de pouca tecnologia na produção de gado; c) produção voltada para o mercado local; d) alimentação do gado por ração e ordenha mecânica; e) utilização de pequenos espaços utilizados como pastos.