FUVEST 2014 – Questão 67

Linguagens / Literatura
Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Eça de Queirós, publicada originalmente em 1901, é correto concluir que, nela, encontra-se
a) o prenúncio de uma consciência ecológica que iria eclodir com força somente em finais do século XX, mas que, nessa obra, já mostrava um sentido visionário, inspirado pela invenção dos motores a vapor.
b) uma concepção de hierarquia civilizacional entre as regiões do mundo, na qual, a Europa representaria a modernidade e um modelo a seguir, e a América, o atraso e um modelo a ser evitado.
c) a construção de uma associação entre indivíduo e divindade, já que, no livro, a natureza é, fundamentalmente, símbolo de uma condição interior a ser alcançada por meio da resignação e penitência.
d) a manifestação de um clima de forte otimismo, decorrente do fim do ciclo bélico mundial do século XIX, que trouxe à tona um anseio de modernização de sociedades em vários continentes.
e) uma valorização do meio rural e de modos de vida a ele associados, nostalgia típica de um momento da história marcado pela consolidação da industrialização e da concentração da maior parte da população em áreas urbanas.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 61
Sobre o Realismo, assinale a alternativa INCORRETA. a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo. b) O Realismo e o Naturalismo têm as mesmas bases, embora sejam movimentos diferentes. c) O Realismo surgiu como conseqüência do cientificismo do século XIX. d) Gustave Flaubert foi um dos precursores do Realismo. Escreveu Madame Bovary. e) Emile Zola escreveu romances de tese e influenciou escritores brasileiros.
FUVEST 2010 – Questão 40
Segundo o texto, o bom funcionamento de nosso cérebro na velhice depende, entre outros fatores, a) das perdas e ganhos que vivenciamos ao longo da vida. b) da herança genética que trazemos conosco. c) das modalidades de exercícios físicos que realizamos. d) da complexidade de exercícios intelectuais a que somos expostos. e) de nosso engajamento em atividades intelectuais e sociais.
FUVEST 2012 – Questão 13
Um camundongo recebeu uma injeção de proteína A e, quatro semanas depois, outra injeção de igual dose da proteína A, juntamente com uma dose da proteína B. No gráfico abaixo, as curvas X, Y e Z mostram as concentrações de anticorpos contra...
Base dudow 2000 – Questão 3
O Romantismo foi introduzido no Brasil em 1836, com a publicação do livro: a) Os Timbiras, de Gonçalves Dias. b) Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães. c) A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. d) A Confederação dos Tamoios, de Gonçalves de Magalhães. e) Primeiros cantos, de Gonçalves Dias.
UFRGS - Literatura 2010 – Questão 40
Leia os seguintes fragmentos. ...