FUVEST 2014 – Questão 50

Ciências Humanas / Geografia / Agropecuária / Conflitos
Considere a tabela abaixo.
www.cimi.org.br. Acessado em 10/07/2013.
 
Com base na tabela e em seus conhecimentos, está correto o que se afirma em:
a) Mato Grosso do Sul é o estado que concentra o maior número de indígenas no País, segundo o Censo Demográfico 2010, o que explica o percentual elevado de sua participação no número total de indígenas assassinados.
b) A quantidade de indígenas assassinados no País diminuiu, principalmente, no Mato Grosso do Sul, em função do maior número de homologações de terras indígenas, efetivadas por pressão da bancada ruralista no Congresso Nacional.
c) No Mato Grosso do Sul, a maior parte dos conflitos que envolvem indígenas está relacionada com projetos de construção de grandes usinas hidrelétricas.
d) O grande número de indígenas assassinados no Mato Grosso do Sul explica-se pelo avanço da atividade de extração de ouro em terras indígenas.
e) No período abrangido pela tabela, a participação do Mato Grosso do Sul no total de indígenas assassinados é muito alta em consequência, principalmente, de disputas envolvendo a posse da terra.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2016 – Questão 86
De acordo com o texto, a infecção por dengue: ...
UERJ 2011 – Questão 47
Falamos a todo momento em dois mundos, em sua possível guerra, esquecendo quase sempre que existe um terceiro. É o conjunto daqueles que são chamados, no estilo Nações Unidas, de países subdesenvolvidos. Pois esse Terceiro Mundo ignorado,...
Base dudow 2000 – Questão 72
“O crescimento populacional contemporâneo é responsável pela estagnação econômica do Terceiro Mundo. ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 28
Entre os países em desenvolvimento, é o mais populoso; atualmente, mostra grande abertura a uma política de mercado de base socialista; segunda potência comercial do mundo; apresenta um dos mais respeitáveis índices de desenvolvimento...
ENEM 3ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 28
A discreta mas contínua melhora do mercado de trabalho nos EUA deve passar despercebida para um grupo cujo problema vai além de achar emprego: homens de 25 a 64 anos sem diploma universitário, cuja renda, nos últimos cinco anos, caiu 20%. Com a...