FUVEST 2014 – Questão 34

Ciências da Natureza / Química / Nomenclatura Orgânica / Aminas
Estudos recentes parecem indicar que o formato do olho humano e a visão são influenciados pela quantidade da substância X, sintetizada pelo organismo. A produção dessa substância é favorecida pela luz solar, e crianças que fazem poucas atividades ao ar livre tendem a desenvolver dificuldade para enxergar objetos distantes. Essa disfunção ocular é comumente chamada de miopia.
Considere a fórmula estrutural da substância X e os diferentes formatos de olho:
Com base nessas informações, conclui-se que a miopia poderá atingir crianças cujo organismo venha a produzir ___ X em quantidade insuficiente, levando à formação de olho do tipo ___.
As lacunas da frase acima devem ser preenchidas, respectivamente, por:
a) o aminoácido; III
b) a amina; II
c) o aminoácido; I
d) o fenol; I
e) a amina; III
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFRGS - Química 2011 – Questão 44
Quando se adiciona água à "cal viva", forma-se a "cal extinta", de acordo com a reação abaixo. CaO (s) + H2O (l) → Ca(OH)2 (s) AH = - 236 kcal mol-1 Se 5,6 g de cal viva forem adicionados a 1 kg de água, inicialmente a 20 °C, a temperatura final da água com cal, sabendo-se que o calor específico da água é de 1 cal g-1(°C)-1, será de aproximadamente a) 23,6 °C. b) 33,6 °C. c) 43,6 °C. d) 53,6 °C. e) 63,6 °C.
UEL 2015 – Questão 60
Leia o texto a seguir. ...
PASUSP 2008 – Questão 45
Uma bomba calorimétrica é usada para determinar o calor liberado na combustão de substâncias em atmosfera rica em oxigênio (O2) e, para tanto, é medida a variação da temperatura de certa quantidade de água contida no equipamento. A tabela...
FUVEST 2018 – Questão 37
No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que ...
UNESP s. port 2006 – Questão 67
Em um laboratório, 3 frascos contendo diferentes sais tiveram seus rótulos danificados. Sabe-se que cada frasco contém um único sal e que soluções aquosas produzidas com os sais I, II e III apresentaram, respectivamente, pH ácido, pH básico e...