FUVEST 2013 – Questão 71

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
A essência da teoria democrática é a supressão de qualquer imposição de classe, fundada no postulado ou na crença de que os conflitos e problemas humanos – econômicos, políticos, ou sociais – são solucionáveis pela educação, isto é, pela cooperação voluntária, mobilizada pela opinião pública esclarecida. Está claro que essa opinião pública terá de ser formada à luz dos melhores conhecimentos existentes e, assim, a pesquisa científica nos campos das ciências naturais e das chamadas ciências sociais deverá se fazer a mais ampla, a mais vigorosa, a mais livre, e a difusão desses conhecimentos, a mais completa, a mais imparcial e em termos que os tornem acessíveis a todos.
(Anísio Teixeira, Educação é um direito. Adaptado.)
De acordo com o texto, a sociedade será democrática quando
a) sua base for a educação sólida do povo, realizada por meio da ampla difusão do conhecimento.
b) a parcela do público que detém acesso ao conhecimento científico e político passar a controlar a opinião pública.
c) a opinião pública se formar com base tanto no respeito às crenças religiosas de todos quanto no conhecimento científico.
d) a desigualdade econômica for eliminada, criando-se, assim, a condição necessária para que o povo seja livremente educado.
e) a propriedade dos meios de comunicação e difusão do conhecimento se tornar pública.
Esta questão recebeu 5 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2008 – Questão 50
As informações apresentadas no texto são suficientes para se concluir que ...
UNESP 2013 – Questão 6
A leitura deste fragmento da peça A raposa e as uvas revela que a personagem Cleia a) aprecia, orgulhosa, Xantós como homem e como filósofo. b) tem bastante orgulho pelas vitórias do marido nos debates. c) manifesta desprezo pelo marido, mas valoriza sua sabedoria. d) demonstra grande admiração pela cultura filosófica de Xantós. e) preferiria que Xantós desse mais atenção a ela que à Filosofia.
Base dudow 2000 – Questão 3
No texto, a comparação do campo com um quadro negro aponta a) o pessimismo do tático em relação ao futuro do jogo. b) um recurso utilizado no vestiário. c) a visão de jogo como movimento contínuo. d) o recurso didático preferido pelo técnico Tim. e) um meio de pensar o jogo como algo previsível.
FUVEST 2012 – Questão 37
Tendo em vista o contexto, a palavra do texto que sintetiza o teor da acusação referida na entrevista é: a) “usurpado” b) “detalhista” c) “fomentar” d) “litígios” e) “insanidade”
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 24
Letramento entra em cena ...