FUVEST 2012 – Questão 17

Ciências Humanas / Geografia / Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil / Principais elementos naturais
No mapa atual do Brasil, reproduzido abaixo, foram indicadas as rotas percorridas por algumas bandeiras paulistas no século XVII.
José Jobson de A. Arruda. Atlas Histórico. Editora Ática, 1989 (adaptado)
 
Nas rotas indicadas no mapa, os bandeirantes:
a) mantinham-se, desde a partida e durante o trajeto, em áreas não florestais. No percurso, enfrentavam períodos de seca, alternados com outros de chuva intensa.
b) mantinham-se, desde a partida e durante o trajeto, em ambientes de florestas densas. No percurso, enfrentavam chuva frequente e muito abundante o ano todo.
c) deixavam ambientes florestais, adentrando áreas de campos. No percurso, enfrentavam períodos muito longos de seca, com chuvas apenas ocasionais.
d) deixavam ambientes de florestas densas, adentrando áreas de campos e matas mais esparsas. No percurso, enfrentavam períodos de seca, alternados com outros de chuva intensa.
e) deixavam áreas de matas mais esparsas, adentrando ambientes de florestas densas. No percurso, enfrenta­vam períodos muito longos de chuva, com seca apenas ocasional.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST (2ºdia) 2002 – Questão 15
A Terra gira sobre ela mesma de Oeste para Leste.Assim, teoricamente, todos os pontos, no mesmo fuso horário, têm a mesma hora. ...
FUVEST 2017 – Questão 59
Objetos em queda sofrem os efeitos da resistência do ar, a qual exerce uma força que se opõe ao movimento desses objetos, de tal modo que, após um certo tempo, eles passam a se mover com velocidade constante. Para uma partícula de poeira no ar,...
FUVEST 2007 – Questão 68
O texto revela, em seu desenvolvimento, a seguinte estrutura: ...
FUVEST 2009 – Questão 76
A figura representa sete hexágonos regulares de lado 1 e um hexágono maior, cujos vértices coincidem com os centros de seis dos hexágonos menores. Então a área do pentágono hachurado é igual a: a) 33b) 23c) 332d) 3e) 32
FUVEST 2014 – Questão 19
Dois fios metálicos, F1 e F2, cilíndricos, do mesmo material de resistividade ρ, de seções transversais de áreas, respectivamente, A1 e A2 = 2A1, têm comprimento L e são emendados, como ilustra a figura abaixo. O sistema formado pelos fios é conectado a uma bateria de tensão V. Nessas condições, a diferença de potencial V1, entre as extremidades de F1, e V2, entre as de F2, são tais que a) V1=V24 b) V1=V22 c) V1=V2 d) V1=2V2 e) V1=4V2