FUVEST 2010 – Questão 8

Linguagens / Português / Língua e Funções / Linguagem
A chamada Lei do Agrotóxico (no 7.802, de 11/06/89) determina que os rótulos dos produtos não contenham afirmações ou imagens que possam induzir o usuário a erro quanto a sua natureza, composição, segurança, eficácia e ao seu uso. Também proíbe declarações sobre a inocuidade, tais como “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”, mesmo que complementadas por afirmações do tipo “quando utilizado segundo as instruções”.
Em face das proibições da Lei, a compreensão da frase: “Cuidado, este produto pode ser tóxico”
a) precisa levar em consideração que a condição suficiente para que um produto possa ser tóxico é sua ingestão, inalação ou contato com a pele e não sua composição.
b) exige cautela, pois a expressão “pode ser” pressupõe “pode não ser”, permitindo a interpretação de que se trata de um produto “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”.
c) precisa levar em consideração que a expressão “pode ser” elimina o sentido de “pode não ser”, consistindo em um alerta ao usuário sobre a inocuidade dos produtos.
d) exige admitir que a condição necessária para que um produto seja tóxico é a sua composição, induzindo o usuário a erro quanto a inocuidade e ao mau uso dos produtos.
e) precisa ser complementada com a consideração de que a segurança no manuseio dos agrotóxicos elimina sua toxicidade, bem como eventuais riscos de intoxicação.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 72
Neste trecho, em que narra uma cena relacionada ao tráfico de escravos, o narrador não emite julgamento direto sobre essa prática. Ao adotar tal procedimento, o narrador ...
FUVEST 2011 – Questão 65
A representação gráfica abaixo diz respeito à oferta interna de energia, por tipo de fonte, em quatro países. OFERTA INTERNA DE ENERGIA, POR TIPO DE FONTE Nota: os dados utilizados para o cálculo das porcentagens são baseados em TEP (Tonelada Equivalente de Petróleo) O Estado de S. Paulo, 01/09/2010 (adaptado) As fontes de energia 1, 2 e 3 estão corretamente identificadas em: a) b) c) d) e)
FUVEST 2005 – Questão 20
Devo registrar aqui uma alegria. É que a moça num aflitivo domingo sem farofa teve uma inesperada felicidade que era inexplicável: no cais do porto viu um arco-íris. Experimentando o leve êxtase, ambicionou logo outro: queria ver, como uma vez...
FUVEST 2018 – Questão 46
Considere estas três reações químicas realizadas por seres vivos: I. Fotossíntese 6 H2O + 6 CO2 6 O2+ C6H12O6 II. Quimiossíntese metanogênica CO2+ 4 H2 CH4+ 2 H2O III. Respiração celular 6 O2+ C6H12O6 6 H2O + 6 CO2 A mudança no estado de oxidação do elemento carbono em cada reação e o tipo de organismo em que a reação ocorre são: a) b) c) d) e)
FUVEST 2013 – Questão 2
A uma determinada temperatura, as substâncias HI, H2 e I2 estão no estado gasoso. A essa temperatura, o equilíbrio entre as três substâncias foi estudado, em recipientes fechados, partindo-se de uma mistura equimolar de H2 e I2 (experimento "A")...