FUVEST 2010 – Questão 8

Linguagens / Português / Língua e Funções / Linguagem
A chamada Lei do Agrotóxico (no 7.802, de 11/06/89) determina que os rótulos dos produtos não contenham afirmações ou imagens que possam induzir o usuário a erro quanto a sua natureza, composição, segurança, eficácia e ao seu uso. Também proíbe declarações sobre a inocuidade, tais como “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”, mesmo que complementadas por afirmações do tipo “quando utilizado segundo as instruções”.
Em face das proibições da Lei, a compreensão da frase: “Cuidado, este produto pode ser tóxico”
a) precisa levar em consideração que a condição suficiente para que um produto possa ser tóxico é sua ingestão, inalação ou contato com a pele e não sua composição.
b) exige cautela, pois a expressão “pode ser” pressupõe “pode não ser”, permitindo a interpretação de que se trata de um produto “seguro”, “não venenoso”, “não tóxico”.
c) precisa levar em consideração que a expressão “pode ser” elimina o sentido de “pode não ser”, consistindo em um alerta ao usuário sobre a inocuidade dos produtos.
d) exige admitir que a condição necessária para que um produto seja tóxico é a sua composição, induzindo o usuário a erro quanto a inocuidade e ao mau uso dos produtos.
e) precisa ser complementada com a consideração de que a segurança no manuseio dos agrotóxicos elimina sua toxicidade, bem como eventuais riscos de intoxicação.
Esta questão recebeu 13 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 36
Segundo o texto, João Gilberto ...
FGV 2016 – Questão 21
Na frase “Aquele sol que nos tem castigado”, o pronome “que” exerce função de sujeito, da mesma forma que em: a) “Agora, tudo o que a gente lê”. b) “descobri (...) que a pitangueira plantada em vaso”. c) “que chegou há dois anos”. d) “sabemos que gosta de vinhos”. e) “Que vinho prefere?”.
FUVEST 2014 – Questão 86
Para a caracterização do subúrbio, o poeta lança mão, principalmente, da(o) a) personificação. b) paradoxo. c) eufemismo. d) sinestesia. e) silepse.
FUVEST 2015 – Questão 53
De um baralho de 28 cartas, sete de cada naipe, Luís recebe cinco cartas: duas de ouros, uma de espadas, uma de copas e uma de paus. Ele mantém consigo as duas cartas de ouros e troca as demais por três cartas escolhidas ao acaso dentre as 23 cartas que tinham ficado no baralho.A probabilidade de, ao final, Luís conseguir cinco cartas de ouros é: a) 1130 b) 1420 c) 101771 d) 257117 e) 528117
FUVEST 2015 – Questão 34
Entre as características atribuídas, no texto, à natureza brasileira, sintetizada em Rita Baiana, aquela que corresponde, de modo mais completo, ao teor das transformações que o contato com essa mesma natureza provocará em Jerônimo é a que se...