FUVEST 2010 – Questão 1

Linguagens / Português / Língua e Funções / Cultura
“Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas, concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia.”
Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação [FAO], primeiro semestre de 2009.
 
Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que
a) a principal causa da fome e da subnutrição é a falta de terra agricultável para a produção de alimentos necessários para toda a população mundial.
b) a proporção de subnutridos e famintos, de acordo com os dados do texto, é inferior a 10% da população mundial.
c) as principais causas da fome e da subnutrição são disparidades econômicas, pobreza extrema, guerras e conflitos.
d) as consequências da subnutrição severa em crianças são revertidas com alimentação adequada na vida adulta.
e) o uso de organismos geneticamente modificados na agricultura tem reduzido a subnutrição nas regiões mais pobres do planeta.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2009 – Questão 20
Como exemplos da expressividade sonora presente neste excerto, podemos citar a onomatopéia, em “Chu-áa! Chu-áa...”, e a fusão de onomatopéia com aliteração em a) “vestindo água”. b) “ruge o rio”. c) “poço doido”. d) “filho do fundo”. e) “fora de hora”.
FUVEST 2011 – Questão 2
A passagem do modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é correto afirmar que: ...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 24
Letramento entra em cena ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 19
Disponível em: www.tecmundo.com.br. ...
UFSJ Português 2012 – Questão 12
Leia a charge abaixo. Fonte: Jornal Estado de Minas, Opinião, 13 set. 2011, p. 8. Na charge, o autor usa um recurso semântico que também pode ser percebido no texto lido anteriormente, especificamente no trecho a) “[...] hoje trabalha dentro e fora do país.” b) “[...] uma nova facada no recolhimento.” c) “[...] modelo que levou milhões a ascenderem à classe média.” d) “[...] os pais querem um futuro melhor para seus filhos.”