FUVEST 2009 – Questão 7

Linguagens / Português / Semântica / Conceitos Básicos
ISTOÉ – Quais são os equívocos mais comuns a respeito das pessoas altamente criativas?
Weisberg – O primeiro é que apenas um tipo específico de pessoa é criativa, e que ela usa processos mentais diferentes do restante dos seres humanos. Existe um mito de que os gênios usam processos inconscientes para criar suas obras ou têm patologias mentais que contribuem no processo criativo. Isso não é verdade.
ISTOÉ – Mas não se pode dizer que são pessoas comuns.
Weisberg – As diferenças existem, claro. Picasso, por exemplo. Um aspecto bem distinto dele foi sua produtividade. Ele trabalhava o tempo todo e queria, propositadamente, criar coisas novas. Quase todos nós podemos aprender a desenhar. Não acho que essa habilidade seja o que o diferencia do restante, mas talvez o desejo de produzir algo novo, que afete o mundo.
Entrevista de Robert Weisberg concedida a Leoleli Camargo, IstoÉ, nº 2013, página 6, 04/06/08.

Ao responder à revista, como o entrevistado procura desmistificar a figura do gênio?
a) Citando Picasso, porque estudos comprovam que sua herança genética foi responsável pela sua produtividade e versatilidade como artista.
b) Mencionando patologias mentais, porque concorda que distúrbios, como a esquizofrenia, são responsáveis pela criatividade dos gênios.
c) Considerando pertinente a hipótese de que a criação ocorre pela associação do trabalho constante com o desejo de produzir algo novo.
d) Sugerindo a tese de que a criação de coisas novas é uma capacidade comum a todos, sendo raros, porém, aqueles que podem desenhar.
e) Levantando a hipótese de que os processos mentais beneficiam-se de estimulantes químicos para facilitar o processo criativo.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 90
Afirma-se, no texto, que a Irlandaa) negocia com a China o desenvolvimento de um parque industrial que trará benefícios à Europa e à própria China.b) possui um plano de desenvolvimento que exime os investidores de pagamento de impostos.c)...
UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 3
O trecho — a CGM é onipresente, não deixa passar nada, nem discrimina ninguém. — pode ser reescrito, sem alteração de sentido, como: ...
FUVEST 2008 – Questão 60
Os resultados do estudo mencionado no texto sugerem que ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 22
Epitáfio ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 131
...