FUVEST 2009 – Questão 63

Ciências da Natureza / Química / Propriedades da Matéria / Propriedades Gerais, Funcionais e Específicas
Michael Faraday (1791-1867), em fragmento de A história química de uma vela, assim descreve uma substância gasosa que preparou diante do público que assistia sua conferência. “Podemos experimentar do jeito que quisermos, mas ela não pegará fogo, não deixará o pavil queimar e extinguirá a combustão de tudo. Não há nada que queima nela, em circunstâncias comuns. Não tem cheiro, pouco se dissolve em água, não forma solução aquosa ácida nem alcalina, e é tão indiferente aos órgãos do corpo humano quanto uma coisa pode ser. Então diriam os senhores: ‘Ela não é nada, não é digna de atenção da química. O que faz no ar?’.  A substância gasosa descrita por Faraday é
a) H2(g)
b) CO2(g)
c) CO(g)
d) N2(g)
e) NO2(g)
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2013 – Questão 88
Afirma-se, no texto, que, diferentemente da TV, na publicidade online a audiência tem de ser a) partilhada. b) valorizada. c) comprada. d) multiplicada. e) conquistada.
FUVEST 2010 – Questão 40
Segundo o texto, o bom funcionamento de nosso cérebro na velhice depende, entre outros fatores, a) das perdas e ganhos que vivenciamos ao longo da vida. b) da herança genética que trazemos conosco. c) das modalidades de exercícios físicos que realizamos. d) da complexidade de exercícios intelectuais a que somos expostos. e) de nosso engajamento em atividades intelectuais e sociais.
FUVEST 2005 – Questão 52
Os chamados “novos negócios ambientais” geram oportunidades ao Brasil, tais como a venda de a) créditos de carbono à Holanda, estimulada pelo Protocolo de Kyoto. b) material reciclável aos EUA, devido à falta de investimento em reciclagem no Brasil. c) energia renovável à Venezuela, para ajudá-la a sair da crise econômica. d) água do aqüífero Guarani ao Paraguai, seguindo diretrizes do Mercosul. e) soja transgênica ao Oriente Médio, apesar das restrições dos EUA.
FUVEST 2006 – Questão 48
Nos últimos anos, o MERCOSUL a) dificultou relações econômicas com países andinos. b) influenciou na consolidação da ALCA. c) enfrentou dificuldades políticas para consolidar-se. d) evitou conflitos econômicos regionais. e) foi reconhecido na ONU como foro multilateral.
FUVEST 2003 – Questão 20
Entre as mensagens abaixo, a única que está de acordo com a norma escrita culta é: a) Confira as receitas incríveis preparadas para você.Clica aqui! b) Mostra que você tem bom coração. Contribua para a campanha do agasalho! c) Cura-te a ti mesmo e seja feliz! d) Não subestime o consumidor. Venda produtos de boa procedência. e) Em caso de acidente, não siga viagem. Pede o apoio de um policial.