FUVEST 2009 – Questão 6

Ciências Humanas / História / A Nova República / Lula (2003-2010)
O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações abaixo.

I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles.
II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes.
III. A persistência do trabalho escravo ou semi-escravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica-se pela intensa competitividade do mercado globalizado.
Está correto o que se afirma em

a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2007 – Questão 44
A inauguração de Brasília, depois de sua rápida construção durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956 – 1961), trouxe desdobramentos diversos para o país. Entre eles, ...
FUVEST 2018 – Questão 61
A respeito dos espaços econômicos do açúcar e do ouro no Brasil colonial, é correto afirmar: ...
FUVEST 2012 – Questão 61
Considere a função f(x) =1 - 4x(x + 1)2, a qual está definida para x≠-1. Então, para todo x≠1 e x≠-1, o produto f(x) f(-x) é igual a a) - 1. b) 1. c) x + 1. d) x2 + 1. e) (x - 1)2.
Base dudow 2000 – Questão 25
Os sovietes, criados em 1905, no "ensaio geral" da Revolução Russa, eram: a) Assembléias Provinciais para favorecer eleitoralmente a nobreza russa. b) Conselhos de representantes da burguesia rural, dona de grandes propriedades rurais. c) Conselhos de representantes operários, camponeses e soldados. d) Assembléias locais nos moldes da socialdemocracia, que foram decisivas na formação do Partido Menchevista. e) Conselhos Liberais para colocar em xeque o Czarismo.
Base dudow 2000 – Questão 10
A respeito do Golpe do 18 Brumário, é correto afirmar que: a) provocou a convocação da Assembléia Nacional Constituinte. b) reforçou a composição política entre girondinos e jacobinos. c) a ditadura napoleônica instituiu o Terror. d) a ditadura bonapartista atendeu aos interesses da burguesia francesa. e) aprovou a Declaração dos Direitos do Homem