FUVEST 2009 – Questão 47

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / Globalização
Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de informações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestruturação de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, no Estado brasileiro, nos últimos anos,
a) priorizou-se o transporte público urbano, com a ampliação do número de linhas do Metropolitano em todas as capitais dos Estados.
b) houve uma ampla recuperação da malha ferroviária, com a construção de novos trechos, a exemplo da Transnordestina.
c) privilegiou-se o sistema de cabotagem, valorizando-se o transporte de passageiros pelo território nacional e interligando as áreas costeiras do país.
d) priorizou-se o transporte hidroviário, voltado à exportação de grãos, conforme atestam as hidrovias Tietê-Paraná e do Rio São Francisco.
e) intensificou-se a modernização do sistema portuário, incluindo a construção de portos como os de Sepetiba (RJ) e Pecém (CE).

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2012 – Questão 43
Os costumes a que adere Jerônimo em sua transformação, relatada no excerto, têm como referência, na época em que se passa a história, o modo de vida: ...
FUVEST 2005 – Questão 84
We can conclude from the passage that Christoph Oswalda) wants to meet new people.b) is not pleased with his cell phone.c) does not like outdoor activities.d) is a rather shy person.e) needs company for a ski holiday.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 23
Dos senhores dependem os lavradores que têm partidos arrendados em terras do mesmo engenho; e quanto os senhores são mais possantes e bem aparelhados de todo o necessário, afáveis e verdadeiros, tanto mais são procurados, ainda dos que não têm...
FUVEST 2017 – Questão 27
Os ensaios sediciosos do final do século XVIII anunciam a erosão de um modo de vida. A crise geral do Antigo Regime desdobra se nas áreas periféricas do sistema atlântico – pois é essa a posição da América portuguesa –, apontando para a...
FUVEST 2014 – Questão 86
Para a caracterização do subúrbio, o poeta lança mão, principalmente, da(o) a) personificação. b) paradoxo. c) eufemismo. d) sinestesia. e) silepse.