FUVEST 2009 – Questão 2

Ciências da Natureza / Biologia / Desequilíbrios Ambientais / Poluição da Água e do Solo
A chamada “química verde” utiliza métodos e técnicas próprios para reduzir a utilização e/ou a geração de substâncias nocivas ao ser humano e ao ambiente. 
Dela faz parte o desenvolvimento de
a) produtos não biodegradáveis e compostos orgânicos persistentes no ambiente para combater pragas.
b) técnicas de análise para o monitoramento da poluição ambiental e processos catalíticos para reduzir a toxicidade de poluentes atmosféricos.
c) produtos não biodegradáveis e processos que utilizam derivados do petróleo como matéria-prima.
d) compostos orgânicos, persistentes no ambiente, para combater pragas, e processos catalíticos a fim de reduzir a toxicidade de poluentes atmosféricos.
e) técnicas de análise para o monitoramento da poluição ambiental e processos que utilizam derivados do petróleo como matéria-prima
Esta questão recebeu 8 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2009 – Questão 12
Em “nas cidades, nas aldeias, nos povoados” (ref.1); “hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia” (ref.2) e “levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis” (ref.3), ocorrem, respectivamente, os seguintes recursos expressivos: a) eufemismo, antítese e metonímia. b) hipérbole, gradação, eufemismo. c) metáfora, hipérbole e inversão. d) gradação, inversão, antítese. e) metonímia, hipérbole e metáfora.
FUVEST 2006 – Questão 15
Na frase “que nos faz professores e doutores do que não vimos”, o pronome sublinhado retoma a expressão antecedente: a) “para lugares”. b) “o mundo”. c) “um homem”. d) “essa arrogância”. e) “como o imaginamos”.
FUVEST 2015 – Questão 64
Certa quantidade de gás sofre três transformações sucessivas, , conforme o diagrama p-V apresentado na figura abaixo. ...
FUVEST 2018 – Questão 87
No texto, a figura da Rainha Vitória é associada ao conceito de a) firmeza. b) eloquência. c) longevidade. d) beleza. e) maternidade.
FUVEST 2016 – Questão 63
Na última estrofe, a expressão que justifica o uso da conjunção sublinhada no verso “Mas como dói!” é: a) “Hoje”. b) “funcionário público”. c) “apenas”. d) “fotografia”. e) “parede”.