FUVEST 2009 – Questão 14

Linguagens / Português / Estrutura e Formação das Palavras / Formação de Palavras
Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados1, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia – o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia2. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis3. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua. 
João do Rio. A alma encantadora das ruas.
Prefixos que têm o mesmo sentido ocorrem nas seguintes palavras do texto:
a) íntima / agremia.
b) resiste / deslizam.
c) desprazeres / indissolúvel.
d) imperturbável / transforma.
e) revelado / persiste.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2016 – Questão 33
Uma gota de chuva se forma no alto de uma nuvem espessa. À medida que vai caindo dentro da nuvem, a massa da gota vai aumentando, e o incremento de massa ∆m, em um pequeno intervalo de tempo ∆t, pode ser aproximado pela expressão:...
Base dudow 2000 – Questão 6
Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre o Naturalismo no Brasil. ...
Base dudow 2000 – Questão 39
Com relação à obra "O Guarani", de José de Alencar, pode-se afirmar: a) O cenário da obra é a Mata Atlântica. b) O narrador nunca faz parte da história, apesar de contá-la. c) A obra é narrada em 3ª pessoa, com narrador onisciente que conta a história. d) A obra é narrada em versos. e) No momento da destruição da casa de D. Antônio de Mariz, ocorre a trágica morte de Cecília e Peri.
FUVEST 2016 – Questão 63
Na última estrofe, a expressão que justifica o uso da conjunção sublinhada no verso “Mas como dói!” é: a) “Hoje”. b) “funcionário público”. c) “apenas”. d) “fotografia”. e) “parede”.
Base dudow 2000 – Questão 2
Leia os textos a seguir: ...