FUVEST 2009 – Questão 13

Linguagens / Português / Língua e Funções / Linguagem
Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados1, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia – o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia2. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis3. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua. 
João do Rio. A alma encantadora das ruas.
No texto, observa-se que o narrador se
a) equipara ao leitor, por meio de sentimentos diversos como o amor, o ódio e o egoísmo.
b) distancia do leitor, porque o amor à rua, assim como o ódio e o egoísmo, é passageiro.
c) identifica com o leitor, por meio de um sentimento perene, que é o amor à rua.
d) aproxima do leitor, por meio de sentimentos duradouros como o amor à rua e o ódio à polícia.
e) afasta do leitor, porque, ao contrário deste, valoriza as
coisas fúteis.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 121
Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o...
FUVEST 2005 – Questão 81
The passage tells us that at his favorite Frankfurt club, Christoph Oswald a) phones his girlfriend and asks her to join him for a drink. b) meets a woman who had left him a phone message the day before. c) has some difficulty spotting attractive women in the crowd. d) receives a video message from a woman he has never met before. e) gets several calls from women on his cell phone.
FUVEST 2013 – Questão 37
A forma do lobo da orelha, solto ou preso, é determinada geneticamente por um par de alelos. ...
Base dudow 2000 – Questão 35
(FEI-SP) Na oração “Há em nosso povo duas constantes...”, temos: a) sujeito simples (nosso povo) b) sujeito simples (duas constantes) c) sujeito indeterminado d) sujeito oculto (ele) e) oração sem sujeito
FUVEST 2011 – Questão 75
Considere a seguinte afirmação: ambas as obras criticam a sociedade, mas apenas a segunda milita pela subversão da hierarquia social nela representada. Observada a sequência, essa afirmação aplica-se a: a) "A cidade e as serras" e "Capitães da areia" b) "Vidas secas" e "Memórias de um sargento de milícias" c) "O cortiço" e "Iracema" d) "Auto da barca do inferno" e "A cidade e as serras" e) "Iracema" e "Memórias de um sargento de milícias"