FUVEST 2008 – Questão 6

Ciências da Natureza / Biologia / Tecidos vegetais / Nutrição
Considere o diálogo abaixo, extraído do texto “O sonho”, de autoria do poeta e dramaturgo sueco August Strindberg (1849 – 1912):
 
Inês: És capaz de me dizer por que é que as flores crescem no estrume?
O Vidraceiro: – Crescem melhor assim porque têm horror ao estrume. A idéia delas é afastarem-se, o mais depressa possível, e aproximarem-se da luz, a fim de desabrocharem... e morrerem.
 
O texto acima descreve, em linguagem figurada, o crescimento das flores. Segundo o conceito de nutrição vegetal, é correto afirmar que o estrume 
a) não está relacionado ao crescimento da planta, já que a fotossíntese cumpre esse papel.
b) fornece alimentos prontos para o crescimento da planta na ausência de luz, em substituição à fotossíntese.
c) contribui para o crescimento da planta, já que esta necessita obter seu alimento do solo, por não conseguir produzir alimento próprio por meio da fotossíntese.
d) é indispensável para a planta, já que fornece todos os nutrientes necessários para o seu crescimento, com exceção dos nutrientes minerais, produzidos na fotossíntese.
e) fornece nutrientes essenciais aos processos metabólicos da planta, tal como o da fotossíntese.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2013 – Questão 50
Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse: tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça, mas poderia não ser cruel?...
FUVEST (2ºdia) 1998 – Questão 36
Pode-se conceituar energia de ligação química como sendo a variação de entalpia (∆H) que ocorre na quebra de 1 mol de uma dada ligação. ...
FUVEST 2008 – Questão 63
Segundo dados do IBGE (2006), o estado de São Paulo tem-se caracterizado por um número maior de pessoas que dele saem. Segundo estudiosos, tal fenômeno é relativamente novo e diz respeito, principalmente, à ...
FUVEST 2008 – Questão 48
No texto, afirma-se que Ana “plantara as sementes” e “E cresciam árvores”. Mais adiante: “Certa hora da tarde as árvores que plantara riam dela”. Essa última frase, tomada em conjunto com as anteriores, traz ao texto um tom de a) comicidade. b) profecia. c) perplexidade. d) ironia. e) indignação.
FUVEST 2005 – Questão 18
Neste excerto, o narrador do conto São Marcos expõe alguns traços de estilo que correspondem a características mais gerais dos textos do próprio autor, Guimarães Rosa. Entre tais características só NÃO se encontra a) o gosto pela palavra rara. b) o emprego de neologismos. c) a conjugação de referências eruditas e populares. d) a liberdade na exploração das potencialidades da língua portuguesa. e) a busca da concisão e da previsibilidade da linguagem.