FUVEST 2008 – Questão 52

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Graciliano Ramos
Considere as seguintes comparações entre Vidas secas e
Iracema:
I. Em ambos os livros, a parte final remete o leitor ao início da narrativa: em Vidas secas, essa recondução marca o retorno de um fenômeno cíclico; em Iracema, a remissão ao início confirma que a história fora contada em retrospectiva, reportando-se a uma época anterior à da abertura da narrativa.
II. A necessidade de migrar é tema de que Vidas secas trata abertamente. O mesmo tema, entretanto, já era sugerido no capítulo final de Iracema, quando, referindo-se à condição de migrante de Moacir, “o primeiro cearense”, o narrador pergunta: “Havia aí a predestinação de uma raça?”
III. As duas narrativas elaboram suas tramas ficcionais a partir de indivíduos reais, cuja existência histórica, e não meramente ficcional, é documentada: é o caso de Martim e Moacir, em Iracema, e de Fabiano e sinha Vitória, em Vidas secas.
Está correto o que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e II, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2009 – Questão 6
Esse poema de Gonzaga foi escrito em estilo: a) barroco b) clássico c) simbolista d) romântico e) arcádico
Base dudow 2000 – Questão 33
No dia seguinte Fabiano voltou à cidade, mas ao fechar o negócio notou que as operações de Sinhá Vitória, como de costume, diferiam das do patrão. Reclamou e obteve a explicação habitual: a diferença era proveniente de juros. ...
FUVEST 2007 – Questão 46
“Os cristãos fazem os muçulmanos pagar uma taxa que é aplicada sem abusos. Os comerciantes cristãos, por sua vez, pagam direitos sobre suas mercadorias quando atravessam o território dos muçulmanos. O entendimento entre eles é perfeito e a...
Base dudow 2000 – Questão 65
Aponte a alternativa que não corresponde ao Barroco. a) Bifrontismo, dualismo, fusionismo, sentido dilemático. b) Feísmo, pessimismos, oscilação entre sublime e o grotesco. c) Teocentrismo versus antropocentrismo, fé versus razão, alma versus corpo. d) Atitude lúdica, niilismo temático, rebuscamento. e) Universalismo, uniformidade de características e projeções.
Base dudow 2000 – Questão 66
Em 1945 Carlos Drummond de Andrade escreveu A ROSA DO POVO, da qual o fragmento a seguir faz parte. ...