FUVEST 2008 – Questão 46

Ciências Humanas / História / Absolutismo e Iluminismo / Os Teóricos do Absolutismo
No início do século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe – uma célebre análise do poder político, apresentada sob a forma de lições, dirigidas ao príncipe Lorenzo de Médicis. Assim justificou Maquiavel o caráter professoral do texto:

   Não quero que se repute presunção o fato de um homem de baixo e ínfimo estado discorrer e regular sobre o governo dos príncipes; pois assim como os  [cartógrafos] que desenham os contornos dos países se colocam na planície para considerar a natureza dos montes, e para considerar a das planícies ascendem aos montes, assim também, para conhecer bem a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para conhecer a dos príncipes é necessário ser do povo.
(Tradução de Lívio Xavier, adaptada.)
Ao justificar a autoridade com que pretende ensinar um príncipe a governar, Maquiavel compara sua missão à de um cartógrafo para demonstrar que
a) o poder político deve ser analisado tanto do ponto de vista de quem o exerce quanto do de quem a ele está submetido.
b) é necessário e vantajoso que tanto o príncipe como o súdito exerçam alternadamente a autoridade do governante.
c) um pensador, ao contrário do que ocorre com um cartógrafo, não precisa mudar de perspectiva para situar posições complementares.
d) as formas do poder político variam, conforme sejam exercidas por representantes do povo ou por membros da aristocracia.
e) tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem restringir-se a seus respectivos papéis.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 60
Dentre os fatores que diferenciam a Região Sul das demais regiões brasileiras destaca-se: a) A monocultura da cana-de-açúcar. b) Predomínio de população branca de origem europeia. c) O clima quente e úmido do tipo equatorial. d) Os prolongados períodos de seca. e) O predomínio das atividades extrativas vegetais.
FUVEST 2006 – Questão 6
No trecho “Sem nem ao menos se darem as mãos caminhavam na chuva”, o segmento sublinhado pode ser corretamente substituído por: “Sem que nem ao menos se a) dêem as mãos ”. b) davam as mãos”. c) deram as mãos”. d) dessem as mãos”. e) dariam as mãos”.
FATEC 2010 – Questão 6
Considere a foto a seguir, que é uma referência da história política do Brasil da década de 80, para responder à questão. ...
ENEM Nat (1-45) e Hum (46-90) 2009 – Questão 47
O que se entende por Corte do antigo regime é, em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis de França, de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são...
FUVEST 2007 – Questão 57
“Porque todos os córregos aqui são misteriosos – somem-se solo a dentro, de repente, em fendas de calcário, viajando, ora léguas, nos leitos subterrâneos, e apontando, muito adiante, num arroto ou numa cascata de rasgão…” ...