FUVEST 2008 – Questão 40

Linguagens / Literatura / Artes Diversas / Música
Há muitas, quase infinitas maneiras de ouvir música. Entretanto, as três mais freqüentes distinguem-se pela tendência que em cada uma delas se torna dominante: ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, ouvir intelectualmente.
Ouvir com o corpo é empregar no ato da escuta não apenas os ouvidos, mas a pele toda, que também vibra ao contato com o dado sonoro: é sentir em estado bruto. É bastante freqüente, nesse estágio da escuta, que haja um impulso em direção ao ato de dançar.
Ouvir emotivamente, no fundo, não deixa de ser ouvir mais a si mesmo que propriamente a música. É usar da música a fim de que ela desperte ou reforce algo já latente em nós mesmos. Sai-se da sensação bruta e entra-se no campo dos sentimentos. 
Ouvir intelectualmente é dar-se conta de que a música tem, como base, estrutura e forma. Referir-se à música a partir dessa perspectiva seria atentar para a materialidade de seu discurso: o que ele comporta, como seus elementos se estruturam, qual a forma alcançada nesse processo. 
(Adaptado de J. Jota de Moraes, O que é música.)
De acordo com o texto, quando uma tendência de ouvir se torna dominante, a audição musical
 
a) supõe a operação prévia da livre e consciente escolha de um dos três modos de recepção.
b) estabelece uma clara hierarquia entre as obras musicais, com base no valor intrínseco de cada uma delas.
c) privilegia determinado aspecto da obra musical, sem que isso implique a exclusão de outros.
d) ocorre de modo a propiciar uma combinação harmoniosa e equilibrada dos três modos de recepção.
e) subordina os modos de recepção aos diferentes propósitos dos compositores.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 32
Pode-se afirmar que esse texto: a) não é literário, pois não é prosa nem poesia. b) é literário, pela linguagem coloquial e referencial. c) não é literário, pela presença de termos chulos, vulgares. d) é um misto de literário e não literário, próprio do texto contemporâneo. e) é literário, pelo trabalho estético e pelo efeito conotativo estabelecido.
FUVEST 2021 – Questão 10
A região hachurada do plano cartesiano xOy contida no círculo de centro na origem O e raio 1, mostrada na figura, pode ser descrita por a) {(x, y); x2 + y2 ≤ 1 e y – x ≤ 1}. b) {(x, y); x2 + y2≥ 1 e y + x ≥ 1}. c) {(x, y); x2 + y2 ≤ 1 e y – x ≥ 1}. d) {(x, y); x2 + y2≤ 1 e y + x ≥ 1}. e) {(x, y); x2 + y2 ≥ 1 e y + x ≤ 1}.
FUVEST 2018 – Questão 79
A comparação entre os fragmentos, respectivamente, da Carta e de Vidas secas, permite afirmar que a) “será que há mesmo” e “acordaria feliz” sugerem dúvida. b) “procurei adivinhar” e “precisava vigiar” significam necessidade. c) “no fundo todos somos” e “andar pelas ribanceiras” indicam lugar. d) “ padre Zé Leite pretende” e “Baleia queria dormir” indicam intencionalidade. e) “todos nós desejamos” e “dormiam na esteira”indicam possibilidade.
Base dudow 2000 – Questão 46
No seguinte fragmento retirado do texto "Não alcancei a celebridade do emplastro, não fui ministro, não fui califa...", Machado resume sua visão crítica sobre a vida do homem em sociedade. Qual das opções a seguir corresponde a essa visão? a) A busca incessante dos ideais humanos. b) A luta pela fama e pela fortuna. c) A projeção do futuro e a criação de expectativas. d) A invenção de novas teorias científicas. e) A realização do amor romântico.
FUVEST 2011 – Questão 84
Dentre os recursos expressivos presentes no poema, podem-se apontar a sinestesia e a aliteração, respectivamente, nos versos a) 2 e 17. b) 1 e 5. c) 8 e 15. d) 9 e 18. e) 14 e 3.