FUVEST 2007 – Questão 1

Ciências da Natureza / Biologia / Evolução / Evidências de Evolução
 A observação de faunas dos continentes do hemisfério Sul revela profundas diferenças. Na América do Sul, existem preguiças, antas, capivaras, tamanduás e onças; na África, há leões, girafas, camelos, zebras e hipopótamos; na Austrália, cangurus, ornitorrincos e equidnas e, na Antártida, os pinguins. Entretanto, descobriram- se espécies fósseis idênticas nessas regiões. Assim, fósseis da gimnosperma Glossopteris foram encontrados ao longo das costas litorâneas da África, América do Sul, Austrália e Antártida, e ainda fósseis dos répteis Cynognathus e Lystrosaurus foram descobertos na América do Sul, África e Antártida. Para explicar esses fatos, formularam-se as seguintes hipóteses:
 I. A presença de fósseis idênticos, nos vários continentes, prova que todas as formas de vida foram criadas simultaneamente nas diversas regiões da Terra e se diferenciaram mais tarde. 
II. As faunas e floras atuais são resultado da seleção natural em ambientes diversos, isolados geograficamente. 
III. Os continentes, há milhões de anos, eram unidos, separando-se posteriormente.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
 
 
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2016 – Questão 15
O biogás pode substituir a gasolina na geração de energia. Sabe-se que 60%, em volume, do biogás são constituídos de metano, cuja combustão completa libera cerca de 900 kJ/moL. Uma usina produtora gera 2.000 litros de biogás por dia. Para produzir a mesma quantidade de energia liberada pela queima de todo o metano contido nesse volume de biogás, será necessária a seguinte quantidade aproximada (em litros) de gasolina: a) 0,7. b) 1,0. c) 1,7. d) 3,3. e) 4,5.
FUVEST 2006 – Questão 53
Os climogramas I e II correspondem, respectivamente, às áreas assinaladas no mapa com as letras a) A e B. b) A e D. c) B e C. d) C e D. e) D e A.
ENEM 2ºAplicação 2023 – Questão 95
As aves apresentam dois tipos de músculos em seus corpos: vermelhos e brancos. Aves migratórias como garças, gansos e patos selvagens têm os músculos vermelhos bem desenvolvidos, com ampla rede de vasos sanguíneos. Nas viagens por grandes distâncias, tais músculos são fundamentais, pois favorecem o(a) a) execução de manobras. b) metabolismo corpóreo elevado. c) manutenção da aerodinâmica. d) deslocamento a grandes velocidades. e) capacidade de voo em grandes altitudes.
UFMG 2012 – Questão 34
Metade dos recifes de corais está comprometido pela acidez dos oceanos ...
FUVEST 2010 – Questão 18
A partir da redemocratização do Brasil (1985), é possível observar mudanças econômicas significativas no país. Entre elas, a: ...