FUVEST 2006 – Questão 9

Linguagens / Português / Linguagem Figurada / Campo Morfossintático
o Kramer apaixonou-se por uma corista que se chamava Olga. por algum motivo nunca conseguiam encontrar-se. Ele gritava passando pela casa de Olga, manhãzinha (ela dormia): Olga, Olga, hoje estou de folga! mas nunca se viam e penso que ele sabia que se efetivamente se deitasse com ela o sonho terminaria. Sábio Kramer. Nunca mais o vi. Há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofres, trancados até o nosso fim. E por isso passíveis de serem sonhados a vida inteira.
                                                          
Hilda Hilst, Estar sendo. Ter sido.
No trecho “há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofres, trancados até o nosso fim.”, o recurso de estilo que NÃO ocorre é a
a) redundância.
b) inversão.
c) gradação.
d) metáfora.
e) enumeração.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2017 – Questão 1
Examine este cartaz, cuja finalidade é divulgar uma exposição de obras de Pablo Picasso. http://institutomieohtake.org.br Nas expressões “Mão erudita” e “Olho selvagem”, que compõem o texto do anúncio, os adjetivos “erudita” e “selvagem” sugerem que as obras do referido artista conjugam, respectivamente, a) civilização e barbárie. b) requinte e despojamento. c) modernidade e primitivismo. d) liberdade e autoritarismo. e) tradição e transgressão.
FUVEST 2010 – Questão 57
No esquema abaixo, as setas numeradas de I a IV indicam transferências de moléculas ou energia entre seres vivos e entre eles e o ambiente. Assinale a alternativa do quadro abaixo que mostra, corretamente, as passagens em que há transferência de gás carbônico, de moléculas orgânicas ou de energia. a) b) c) d) e)
FUVEST 2007 – Questão 42
Nas reivindicações dos movimentos políticos que levaram à independência dos países da América Espanhola, encontram-se alguns traços comuns. Entre eles, a a) proposta de igualdade social e étnica. b) proposição de aliança com a França revolucionária. c) defesa da liberdade de comércio. d) adoção do voto universal masculino. e) decisão de separar o Estado da Igreja.
FUVEST 2011 – Questão 88
Segundo o texto, para conter a venda de medicamentos falsificados, a Organização Mundial da Saúde: ...
FUVEST 2014 – Questão 2
As plantas podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente, e cada um desses modos de reprodução tem impacto diferente sobre a variabilidade genética gerada. ...