FUVEST 2006 – Questão 7

Linguagens / Português / Semântica / Conceitos Básicos
o Kramer apaixonou-se por uma corista que se chamava Olga. por algum motivo nunca conseguiam encontrar-se. Ele gritava passando pela casa de Olga, manhãzinha (ela dormia): Olga, Olga, hoje estou de folga! mas nunca se viam e penso que ele sabia que se efetivamente se deitasse com ela o sonho terminaria. Sábio Kramer. Nunca mais o vi. Há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofres, trancados até o nosso fim. E por isso passíveis de serem sonhados a vida inteira.
                                                          
Hilda Hilst, Estar sendo. Ter sido.
Na perspectiva do narrador, o Kramer é considerado sábio porque, como um bom sonhador,
a) anima-se com a possibilidade de uma feliz e prolongada realização de seu sonho.
b) percebe que a realização de seu sonho acabaria sendo uma forma de negá-lo.
c) avalia objetivamente as circunstâncias de que depende a plena realização de seu sonho.
d) sabe que os sucessivos adiamentos da realização de seu sonho acabarão por fazê-lo desistir de sonhar.
e) acredita que a impossibilidade de realização de um sonho leva a um mais rápido amadurecimento.
Esta questão recebeu 10 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 5
No contexto, as palavras mina e efêmeras assumem, respectivamente, o sentido de a) abala e passageiras. b) reduz e mensuráveis. c) altera e transitórias. d) atenua e perenes. e) reforça e duradouras.
FUVEST 2012 – Questão 24
As fórmulas estruturais de alguns componentes de óleos essenciais, responsáveis pelo aroma de certas ervas e flores, são: Dentre esses compostos, são isômeros: a) anetol e linalol. b) eugenol e linalol. c) citronelal e eugenol. d) linalol e citronelal. e) eugenol e anetol.
FUVEST 2018 – Questão 35
Borboleta, lula e avestruz têm como principal excreta nitrogenado, respectivamente, a) ácido úrico, amônia e ácido úrico. b) ácido úrico, ureia e amônia. c) amônia, ácido úrico e amônia. d) amônia, ureia e ácido úrico. e) ureia, amônia e ácido úrico.
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 27
A descrição que o eu-lírico faz do ambiente é uma forma de mostrar à amada que o amor a) acaba quando a morte chega. b) tem pouca relação com a natureza. c) deve ser idealizado, mas não realizado. d) traz as tristezas e a morte. e) é inspirado por tudo o que os rodeia.
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 15
O autor do primeiro texto deixa claro que a) os palavrões de Dercy eram considerados engraçados pelas crianças. b) havia nos palavrões proferidos por Dercy Gonçalves a graça que os justificava. c) o tombo do palhaço e o palavrão são destituídos de graça, por serem imprevisíveis. d) o palavrão era um expediente de que se valia Dercy Gonçalves para compor seu tipo. e) a graça dos tombos e dos palavrões independe da expectativa do público.