FUVEST 2006 – Questão 15

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Pronome
Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para conhecer o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.
Amyr Klink, Mar sem fim
Na frase “que nos faz professores e doutores do que não vimos”, o pronome sublinhado retoma a expressão antecedente:
a) “para lugares”.
b) “o mundo”.
c) “um homem”.
d) “essa arrogância”.
e) “como o imaginamos”.
Esta questão recebeu 5 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 14
Tristeza ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 40
Firmo, o vaqueiro ...
FUVEST 2012 – Questão 38
No trecho “dotadas da prerrogativa ou de competência”, a presença de artigo antes do primeiro substantivo e a sua ausência antes do segundo fazem com que o sentido de cada um desses substantivos seja, respectivamente, a) figurado e próprio. b) abstrato e concreto. c) específico e genérico. d) técnico e comum. e) lato e estrito.
FGV Administração 2010 – Questão 22
Está de acordo com a mensagem principal do texto a seguinte frase: a) O insucesso não deve desestimular a busca da aventura. b) A natureza, com frequência, nos traz revelações surpreendentes. c) A ambição pode ser um obstáculo para se alcançar a felicidade. d) As coisas simples do cotidiano é que valem a pena ser vividas. e) Sonho e realidade, muitas vezes, são contrastantes.
FUVEST 2011 – Questão 87
O texto informa que os falsificadores: a) atuam na venda de remédios no mercado atacadista. b) roubam o selo de qualidade da Organização Mundial da Saúde. c) utilizam placebo nos medicamentos. d) apresentam-se como representantes oficiais da indústria farmacêutica. e) estão sempre alertas à demanda do mercado.