FUVEST 2005 – Questão 19

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Guimarães Rosa
Sim, que, à parte o sentido prisco, valia o ileso gume do vocábulo pouco visto e menos ainda ouvido, raramente usado, melhor fora se jamais usado. Porque, diante de um gravatá, selva moldada em jarro jônico, dizer-se apenas drimirim ou amormeuzinho é justo; e, ao descobrir, no meio da mata, um angelim que atira para cima cinqüenta metros de tronco e fronde, quem não terá ímpeto de criar um vocativo absurdo e bradálo – Ó colossalidade! – na direção da altura?
(João Guimarães Rosa, “São Marcos”, in Sagarana)
 
prisco = antigo, relativo a tempos remotos.
gravatá = planta da família das bromeliáceas.
Comparando-se as concepções relativas à natureza presentes no excerto de Guimarães Rosa com as que se manifestam nos poemas de Alberto Caeiro, verifica-se que em Rosa, …………, ao passo que, em Caeiro, ……… 
Mantida a seqüência, os espaços pontilhados podem ser preenchidos corretamente pelo que está em:
 
a) o observação da natureza provoca um desejo de nomeação e até de invenção lingüística / o ideal seria o de que os elementos da natureza valessem por si mesmos, sem nome nenhum.
b) a natureza é pura exterioridade, desprovida de alma / ela é um ente animado, dotado de interioridade e personalidade.
c) a natureza vale por seus aspectos estéticos e simbólicos / ela tem valor prático e utilitário, ou seja, é valorizada na medida em que, transformada pela técnica, serve para suprir as necessidades humanas.
d) a relação com a natureza é pessoal e até íntima / a natureza apresenta caráter hostil e, mesmo, ameaçador.
e) a natureza é misteriosa e indecifrável / ela é portadora de uma mensagem mística que o homem deve decifrar servindo-se dos instrumentos da Razão.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2017 – Questão 22
Segundo o texto, como resultado parcial da pesquisa, observou-se que ...
FUVEST 2020 – Questão 13
Carros que saem da cidade A rumo a alguma das cidades turísticas E, F e G fazem caminhos diversos, passando por pelo menos uma das cidades B, C e D, apenas no sentido indicado pelas setas, como mostra a figura. Os números indicados nas setas são as probabilidades, dentre esses carros, de se ir de uma cidade a outra. Nesse cenário, a probabilidade de um carro ir de A a F é a) 0,120. b) 0,216. c) 0,264. d) 0,336. e) 0,384.
FUVEST 2016 – Questão 60
Tal como se encontra caracterizado no excerto, o destino alcançado pela personagem Jacinto contrasta de modo mais completo com a maneira pela qual culmina a trajetória de vida da personagem a) Leonardo (filho), de Memórias de um Sargento de Milícias. b) Jão Fera, de Til. c) Brás Cubas, de Memórias Póstumas de Brás Cubas. d) Jerônimo, de O Cortiço. e) Pedro Bala, de Capitães da Areia.
FUVEST 2015 – Questão 37
Dentre estas propostas de substituição para diferentes trechos do texto, a única que NÃO está correta do ponto de vista da norma-padrão é: ...
FUVEST 2012 – Questão 25
Considere os seguintes compostos isoméricos: ...