FUVEST 2005 – Questão 19

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Guimarães Rosa
Sim, que, à parte o sentido prisco, valia o ileso gume do vocábulo pouco visto e menos ainda ouvido, raramente usado, melhor fora se jamais usado. Porque, diante de um gravatá, selva moldada em jarro jônico, dizer-se apenas drimirim ou amormeuzinho é justo; e, ao descobrir, no meio da mata, um angelim que atira para cima cinqüenta metros de tronco e fronde, quem não terá ímpeto de criar um vocativo absurdo e bradálo – Ó colossalidade! – na direção da altura?
(João Guimarães Rosa, “São Marcos”, in Sagarana)
 
prisco = antigo, relativo a tempos remotos.
gravatá = planta da família das bromeliáceas.
Comparando-se as concepções relativas à natureza presentes no excerto de Guimarães Rosa com as que se manifestam nos poemas de Alberto Caeiro, verifica-se que em Rosa, …………, ao passo que, em Caeiro, ……… 
Mantida a seqüência, os espaços pontilhados podem ser preenchidos corretamente pelo que está em:
 
a) o observação da natureza provoca um desejo de nomeação e até de invenção lingüística / o ideal seria o de que os elementos da natureza valessem por si mesmos, sem nome nenhum.
b) a natureza é pura exterioridade, desprovida de alma / ela é um ente animado, dotado de interioridade e personalidade.
c) a natureza vale por seus aspectos estéticos e simbólicos / ela tem valor prático e utilitário, ou seja, é valorizada na medida em que, transformada pela técnica, serve para suprir as necessidades humanas.
d) a relação com a natureza é pessoal e até íntima / a natureza apresenta caráter hostil e, mesmo, ameaçador.
e) a natureza é misteriosa e indecifrável / ela é portadora de uma mensagem mística que o homem deve decifrar servindo-se dos instrumentos da Razão.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2021 – Questão 33
No que diz respeito a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), identifique a relação correta entre grupo causador, um dos seus sintomas e se possui ou não vacina preventiva. a) b) c) d) e)
FUVEST 2011 – Questão 78
As palavras do texto cujos prefixos traduzem, respectivamente, ideia de anterioridade e contiguidade são: a) “persistente” e “alteridade” b) “discriminados” e “hierarquização” c) “preconceituosos” e “cooperação” d) “subordinados” e “diversidade” e) “identidade” e “segregados”
UNESP 2017 – Questão 6
Em “Contudo, não o afirmas em tom peremptório: ‘tudo me induz a esse cálculo’?” (5.º parágrafo), o termo destacado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido para o texto, por: a) incisivo. b) irônico. c) rancoroso. d) constrangido. e) hesitante.
FUVEST 2007 – Questão 85
Os carboidratos, os lipídios e as proteínas constituem material estrutural e de reserva dos seres vivos. Qual desses componentes orgânicos é mais abundante no corpo de uma planta e de um animal? a) Proteínas em plantas e animais. b) Carboidratos em plantas e animais. c) Lipídios em plantas e animais. d) Carboidratos nas plantas e proteínas nos animais. e) Proteínas nas plantas e lipídios nos animais.
FUVEST 2006 – Questão 69
Alguns polímeros biodegradáveis são utilizados em fios de sutura cirúrgica, para regiões internas do corpo, pois não são tóxicos e são reabsorvidos pelo organismo. Um desses materiais é um copolímero de condensação que pode ser representado por Dentre os seguintes compostos, os que dão origem ao copolímero citado são a) I e III b) II e III c) III e IV d) I e II e) II e IV