FUVEST 2005 – Questão 12

Linguagens / Português / Linguagem Figurada / Campo Semântico
“— Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando a missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de D. Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou D. Plácida. É de crer que D. Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: — Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: — Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”. 
(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)
Consideradas no contexto em que ocorrem, constituem um caso de antítese as expressões:
a) “disse-lhe alguma graça” – “pisou-lhe o pé”.
b) “acertaram-se” – “amaram-se”.
c) “os dedos no tacho” – “os olhos na costura”.
d) “logo desesperada” – “amanhã resignada”.
e) “na lama” – “no hospital”.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 35
(FEI-SP) Na oração “Há em nosso povo duas constantes...”, temos: a) sujeito simples (nosso povo) b) sujeito simples (duas constantes) c) sujeito indeterminado d) sujeito oculto (ele) e) oração sem sujeito
FUVEST 2006 – Questão 26
Três números positivos, cuja soma é 30, estão em progressão aritmética. Somando-se, respectivamente, 4, –4 e –9 aos primeiro, segundo e terceiro termos dessa progressão aritmética, obtemos três números em progressão geométrica. Então, um dos termos da progressão aritmética é a) 9. b) 11. c) 12. d) 13. e) 15.
FUVEST 2016 – Questão 31
O elétron e sua antipartícula, o pósitron, possuem massas iguais e cargas opostas. Em uma reação em que o elétron e o pósitron, em repouso, se aniquilam, dois fótons de mesma energia são emitidos em sentidos opostos. A energia de cada fóton produzido é, em MeV, aproximadamente, a) 0,3. b) 0,5. c) 0,8. d) 1,6. e) 3,2.
FUVEST 2009 – Questão 55
O esquema abaixo representa uma das hipóteses para explicar as relações evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada número indica o aparecimento de determinada característica. Assim, os ramos anteriores a um número...
FUVEST 2019 – Questão 41
O gráfico a seguir indica a temperatura de ebulição de bromoalcanos (CnH2n+1Br) para diferentes tamanhos de cadeia carbônica. Considerando as propriedades periódicas dos halogênios, a alternativa que descreve adequadamente o comportamento expresso no gráfico de temperaturas de ebulição versus tamanho de cadeia carbônica para CnH2n+1F () e CnH2n+1I (•) é: a) b) c) d) e)