FUVEST 2001 – Questão 3

Linguagens / Português
(...) e tudo ficou sob a guarda de Dona Plácida, suposta, e, a certos respeitos, verdadeira dona da casa.
Custou-lhe muito a aceitar a casa; farejara a intenção, e doía-lhe o ofício; mas afinal cedeu.Creio que chorava, a princípio: tinha nojo de si mesma. Ao menos, é certo que não levantou os olhos para mim durante os primeiros dois meses;falava-me com eles baixos, séria, carrancuda, às vezes triste. Eu queria angariá-la, e não me da vapor ofendido, tratava-a com carinho e respeito; forcejava por obter-lhe a benevolência, depois a confiança. Quando obtive a confiança, imaginei uma história patética dos meus amores com Virgília, um caso anterior ao casamento, a resistência do pai, a dureza do marido, e não sei que outros toques de novela. Dona Plácida não rejeitou uma só página da novela: aceitou-as todas. Era uma necessidade da consciência. Ao cabo de seis meses quem nos visse a todos três juntos diria que Dona Plácida era minha sogra.
Não fui ingrato; fiz-lhe um pecúlio de cinco contos, – os cinco contos achados em Botafogo, –como um pão para a velhice. Dona Plácida agradeceu-me com lágrimas nos olhos, e nunca mais deixou de rezar por mim, todas as noites,diante de uma imagem da Virgem, que tinha no quarto. Foi assim que lhe acabou o nojo.
(Machado de Assis,
Memórias póstumas de Brás Cubas)
Para obter o que lhe convinha, a personagem Brás Cubas usou a estratégia de
a) fingir que se ofendia com algumas reações de Dona Plácida.
b) sugerir a Dona Plácida que iria, no futuro, constituir-lhe um pecúlio.
c) simular que ignorava algumas reações de Dona Plácida.
d) dissimular a mágoa que Dona Plácida lhe causara.
e) expor a Dona Plácida seus sentimentos mais autênticos.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2011 – Questão 2
Ao dizer que o pinheiro era artificial “mas parecia de verdade”, a narrativa realça um estado que define a personagem. Isto ajuda o leitor a compreender o fingimento da personagem em relação à: a) existência de suas amigas b) consciência de sua beleza c) presença de várias pessoas d) exposição de alguma intimidade
Base dudow 2000 – Questão 55
Marque a alternativa em que todas as palavras contêm um ditongo decrescente. a) gratuito, mais, outra. b) saudade, saúde, sauna. c) quatro, feiticeiro, língua. d) bíblia, país, aguentar. e) brasileiro, conteúdo, herói.
FGV 2014 – Questão 20
A partícula “que” introduz uma oração na qual exerce função de objeto direto apenas em a) “que assim abandona o anterior idioma materno” (ref.1). b) “que os invasores eliminam” (ref.2). c) “que, em regra, não se verifica na prática, singela - mente, o esquema teórico” (ref.3). d) “que com o correr dos tempos se integra na nova situação” (ref.6). e) “que afinal se verificou” (ref.10).
FUVEST 2021 – Questão 7
Alice quer construir um paralelepípedo reto retângulo de medidas 60 cm x 24 cm x 18 cm, com a menor quantidade possível de cubos idênticos cujas medidas das arestas são números naturais. Quantos cubos serão necessários para construir esse paralelepípedo? a) 60 b) 72 c) 80 d) 96 e) 120
Base dudow 2000 – Questão 54
A frase que mantém o padrão culto da linguagem é: ...