FUVEST 2001 – Questão 3

Linguagens / Português
(...) e tudo ficou sob a guarda de Dona Plácida, suposta, e, a certos respeitos, verdadeira dona da casa.
Custou-lhe muito a aceitar a casa; farejara a intenção, e doía-lhe o ofício; mas afinal cedeu.Creio que chorava, a princípio: tinha nojo de si mesma. Ao menos, é certo que não levantou os olhos para mim durante os primeiros dois meses;falava-me com eles baixos, séria, carrancuda, às vezes triste. Eu queria angariá-la, e não me da vapor ofendido, tratava-a com carinho e respeito; forcejava por obter-lhe a benevolência, depois a confiança. Quando obtive a confiança, imaginei uma história patética dos meus amores com Virgília, um caso anterior ao casamento, a resistência do pai, a dureza do marido, e não sei que outros toques de novela. Dona Plácida não rejeitou uma só página da novela: aceitou-as todas. Era uma necessidade da consciência. Ao cabo de seis meses quem nos visse a todos três juntos diria que Dona Plácida era minha sogra.
Não fui ingrato; fiz-lhe um pecúlio de cinco contos, – os cinco contos achados em Botafogo, –como um pão para a velhice. Dona Plácida agradeceu-me com lágrimas nos olhos, e nunca mais deixou de rezar por mim, todas as noites,diante de uma imagem da Virgem, que tinha no quarto. Foi assim que lhe acabou o nojo.
(Machado de Assis,
Memórias póstumas de Brás Cubas)
Para obter o que lhe convinha, a personagem Brás Cubas usou a estratégia de
a) fingir que se ofendia com algumas reações de Dona Plácida.
b) sugerir a Dona Plácida que iria, no futuro, constituir-lhe um pecúlio.
c) simular que ignorava algumas reações de Dona Plácida.
d) dissimular a mágoa que Dona Plácida lhe causara.
e) expor a Dona Plácida seus sentimentos mais autênticos.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 73
Assim como faz o barbeiro, nesse trecho de Memórias de um sargento de milícias, também a personagem José Dias, de Dom Casmurro, irá se passar por médico ( homeopata ), para obter meios de subsistência. Essa correlação indica que ...
INSPER 2 2013 – Questão 5
Se o projeto de lei do deputado João Herrmann Neto tivesse sido aprovado, seria difícil evitar a ambiguidade dos enunciados abaixo, o que comprova que a crase também é um fato sintático. Assinale a alternativa em que o emprego do acento grave...
FGV 2012 – Questão 28
Segundo o narrador, a avareza é uma exageração de uma determinada virtude. Trata-se da a) prodigalidade. b) parcimônia. c) humildade. d) paciência. e) piedade.
FAMEMA 2018 – Questão 5
A ideia de “suportar o insuportável” está presente também ...
UNESP 2019 – Questão 17
Expressam ideia de repetição e ideia de negação, respectivamente, os prefixos das palavras a) “relativamente” (4o parágrafo) e “insegurança”(1o parágrafo). b) “insatisfeito” (2o parágrafo) e “reconhecem” (1o parágrafo). c) “retornou” (2o parágrafo) e “difundidas” (2o parágrafo). d) “reformular” (3o parágrafo) e “involuntariamente” (3o parágrafo). e) “compartilhar” (4o parágrafo) e “intitulado” (4o parágrafo).