FUVEST (2ºdia) 2002 – Questão 15

Ciências Humanas / Geografia
A Terra gira sobre ela mesma de Oeste para Leste.Assim, teoricamente, todos os pontos, no mesmo fuso horário, têm a mesma hora.
Com base nessas informações e no mapa, podemos afirmar que
a) há três horários diferentes, aumentando para leste;sendo o primeiro fuso horário até 5°E, o segundo de 5°a 30°E e o terceiro depois de 30°E.
b) as horas serão exatamente as mesmas em todas essas cidades, porque elas se situam na linha imginária de 50°N.
c) as horas se apresentam com acréscimo, de Berlim para Astana, devido ao sentido de rotação da Terra e à incidência dos raios solares.
d) as horas se apresentam em decréscimo, de Londres para Kiev, devido ao sentido de rotação da Terra e à incidência dos raios solares.
e) há dois horários diferentes, diminuindo para leste;sendo o primeiro até Kiev e o segundo até Novosibirsk.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 56
A Lua tem uma fase (ou aparência) a cada noite, que é justamente a parte dela que é visível a partir da Terra. A causa para esta mudança diária da aparência da Lua é : a) A sombra da Terra sobre a Lua. b) A sombra do Sol sobre a Lua. c) A rotação da Lua sobre ela mesma. d) A translação da Lua ao redor da Terra. e) A rotação da Terra sobre a Lua
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 35
CONSUMO MUNDIAL DE ÁGUA POR SETOR, SEGUNDO ...
UERJ 2013 – Questão 56
Nota intitulada “Urbano ou rural?” foi destaque na coluna Radar, na revista Veja. Ela apresenta o caso extremo de União da Serra (RS), município de 1900 habitantes, dos quais 286 são considerados urbanos. A reportagem da revista apontou as...
Base dudow 2000 – Questão 20
O petróleo é uma substância oleosa, menos densa que água de origem orgânica. Que pode ser encontrado em: a) rochas Ígneas. b) rochas calcárias. c) rochas orgânicas. d) rochas sedimentares. e) rochas marítimas.
FUVEST 2006 – Questão 48
Nos últimos anos, o MERCOSUL a) dificultou relações econômicas com países andinos. b) influenciou na consolidação da ALCA. c) enfrentou dificuldades políticas para consolidar-se. d) evitou conflitos econômicos regionais. e) foi reconhecido na ONU como foro multilateral.