FMABC 2022 – Questão 48

Ciências da Natureza / Biologia
No processo de formação da urina, a remoção de componentes indesejáveis do sangue depende, entre outros fatores, da pressão hidrostática existente na arteríola aferente, responsável por levar o sangue até os néfrons no interior dos rins.
A primeira etapa para formação da urina, a qual depende de uma pressão de em torno de 60 mmHg, é
a) a absorção de água pela alça néfrica.
b) a reabsorção de micromoléculas pelo túbulo proximal.
c) a secreção de toxinas pelo túbulo distal.
d) a excreção de ureia no duto coletor.
e) a filtração glomerular na cápsula renal.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Mackenzie 2020 – Questão 46
Como no reino Animalia, a conquista do ambiente terrestre requereu dos representantes do reino Planta e a independência da água para fecundação. É correto afirmar que ...
Base dudow 2000 – Questão 53
Em nosso intestino delgado, as moléculas de DNA (ácido desoxirribonucléico) presentes no alimento são digeridas e originam: a) Apenas aminoácidos. b) Fosfato, glicídio e bases nitrogenadas. c) Glicídio, bases nitrogenadas e aminoácidos. d) RNA transportador, RNA mensageiro e RNA ribossômico. e) Átomos livres, de carbono, nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e fósforo.
FAMERP 2017 – Questão 17
A figura ilustra um corte do tegumento de um animal invertebrado. Com base na figura, é correto afirmar que o animal que possui esse tegumento: a) possui grande facilidade de se desidratar. b) vive obrigatoriamente em ambiente aquático. c) elimina excretas nitrogenadas por difusão. d) realiza respiração cutânea. e) realiza trocas periódicas do exoesqueleto.
Base dudow 2000 – Questão 7
Os tecidos de uma raiz desenvolvem-se a partir: a) da coifa. b) da epiderme. c) dos parênquimas. d) dos meristemas. e) do sistema vascular primário.
FUVEST 2008 – Questão 82
As estruturas presentes em uma célula vegetal, porém ausentes em uma bactéria, são: a) cloroplastos, lisossomos, núcleo e membrana plasmática. b) vacúolos, cromossomos, lisossomos e ribossomos. c) complexo golgiense, membrana plasmática, mitocôndrias e núcleo. d) cloroplastos, mitocôndrias, núcleo e retículo endoplasmático. e) cloroplastos, complexo golgiense, mitocôndrias e ribossomos.