FMABC 2022 – Questão 32

Ciências Humanas / História
O objetivo alemão era consolidar a posição das classes dominantes com uma bem-sucedida política externa imperialista. O dinamismo com que, aliada a componentes internos, a liderança imperial tinha iniciado em 1897 uma “política mundial” vigorou sem interrupção até 1914, já que a esperança de então era de uma “Grande Alemanha” e a preservação do sistema conservador. As ilusões criadas em 1897 levaram às ilusões de 1914.
(Fritz Fischer. “Guerra de ilusões: a política alemã de 1911 a 1914”.
In: Lawrence Sondhaus. A Primeira Guerra Mundial, 2017. Adaptado.)

A análise do historiador sobre as causas da Primeira Guerra Mundial sublinha
a) as pretensões da emergente Alemanha, que exigia uma nova divisão colonial capaz de atender às suas necessidades de mercado e de matéria-prima.
b) as intenções do Império Alemão de incorporar a Áustria, o que era proibido expressamente pelo Tratado de Versalhes.
c) a defesa de uma política de apaziguamento por ingleses e franceses na Europa, que permitiu à Alemanha relativo sucesso em seu expansionismo territorial.
d) a preocupação alemã de fortalecer os regimes liberais burgueses, que se encontravam ameaçados pela ascensão do totalitarismo na Europa.
e) a consolidação de uma política de alianças, que levou os alemães a assinarem um pacto de não agressão com o Império Russo.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 65
Nem mesmo Castelo Branco seria um aliado incondicional das políticas liberais recomendadas pelos organismos financeiros internacionais, nem dos contornos que o Departamento de Estado norte-americano promovia na política externa dos Estados...
FGV 2015 – Questão 47
Em 1776, foi declarada a emancipação política dos Estados Unidos. Comparando o processo de independência estadunidense com outros casos na América, podemos afirmar que ...
UFPR 2021 – Questão 50
No diálogo Hípias Maior, de Platão, Sócrates declara: “Recentemente, alguém me pôs em grande apuro, numa discussão em que eu rejeitava determinadas coisas como feias e elogiava outras por serem belas, havendo me perguntado em tom...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 4
Anistia ampla, geral e irrestrita? ...
FMABC 2018 – Questão 63
A reação típica para a formação do tetrabromobisfenol A, partindo do bisfenol A, é de a) condensação. b) hidrólise. c) esterificação. d) adição. e) substituição.