FMABC 2019 – Questão 25

Ciências Humanas / História
Considere o texto a seguir.
A identificação entre Estado e nação eliminava a necessidade de corpos intermediários entre povo e governante. O futuro da democracia brasileira não implicava em mais partidos ou assembleias como fonte de vontade popular. Em substituição a tais mecanismos [...] encontravam-se os órgãos técnicos e as corporações que consultavam as verdadeiras necessidades sociais pela observação e pela experiência diretas [...]. As corporações desta forma surgem no discurso estadonovista como um mecanismo de organização da vida econômica e política do país [...]. O pertencimento à comunidade nacional [se dava] por via do pertencimento à atividade profissional.
(Adaptado de: GOMES, Angela de Castro. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro, IUPERJ/Vértice, 1988, p. 225)
 
Conforme o texto, o Corporativismo, como doutrina incorporada pelas elites políticas brasileiras no contexto dos anos 1930 (sobretudo no Estado Novo), se caracterizou pelo surgimento de
a) estruturas burocráticas e órgãos de representação ligados às atividades profissionais, como forma de organizar a relação entre Estado, nação e sociedade, sem a mediação do parlamento ou de partidos políticos.
b) órgãos técnicos compostos por políticos e burocratas, que deveriam substituir as corporações, assembleias e partidos políticos.
c) um Estado ditatorial, com partido único e controle dos sindicatos operários, como forma de obrigar os trabalhadores e empresários a adotarem a ideologia varguista.
d) assembleias populares eleitas diretamente nas empresas e nos sindicatos, para justificar a criação de novos partidos políticos e ajudar na administração do Estado.
e) um modelo estatal sem mediação ou representação política entre governo e sociedade, cabendo ao primeiro reprimir os movimentos sociais e burocratizar a política.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2001 – Questão 58
O texto abaixo reproduz parte de um diálogo entre dois personagens de um romance. ...
Base dudow 2000 – Questão 11
A economia brasileira, durante o período joanino e no Império, apresentava-se, claramente: ...
Base dudow 2000 – Questão 18
Ao contrário da América espanhola, a América portuguesa não apresentou, no princípio, abundância de metais preciosos. Na falta de riqueza mineral, foi o açúcar que, em termos econômicos, tornou viável os primeiros passos da colonização. ...
UERJ 2005 – Questão 45
O Brasil, desde sua emancipação política até os dias de hoje, concebeu diferentes ordens jurídicas constitucionais. Muitos pesquisadores consideram as Constituições brasileiras de 1934 e 1988 as mais progressistas por estabelecerem,...
UEL 2009 – Questão 21
Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu coração arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia...