FMABC 2018 – Questão 25

Ciências Humanas / História
Considere o trecho a seguir, escrito por Lênin, em 1921.
A extrema ruína, agravada pela má colheita de 1920, fez com que essa passagem se tornasse necessária com a máxima urgência, diante da impossibilidade de se estabelecer com rapidez a grande indústria. Daí que, em primeiro lugar, tenha que se melhorar a situação dos camponeses. Meios: imposto em espécie, desenvolvimento da troca entre a agricultura e a indústria, desenvolvimento da pequena indústria.
(Apud MARQUES. A. et. al.História Contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2011, p. 129)
 
A solução apresentada por Lênin para a crise descrita, se enquadrava na
a) concepção desenvolvimentista contida nas diretrizes defendidas pela Internacional Comunista, que, em nome do fortalecimento da URSS para a futura expansão do socialismo, propunha que não houvesse um rompimento brusco com as práticas capitalistas, naquela fase de afirmação geopolítica do país.
b) implementação da Nova Política Econômica (NEP), adotada como forma de reaquecimento da economia para a superação da crise provocada pela guerra civil, que autorizava a existência de empresas e propriedades particulares, bem como o ingresso de capital estrangeiro.
c) política de reconstrução apelidada de “Socialismo em um só país”, que visava superar os prejuízos provocados pela I Guerra Mundial, a fim de que o país adquirisse mais autonomia, passando a investir na pequena indústria para substituir as importações.
d) estratégia denominada Comunismo de Guerra que, diante do bloqueio econômico instituído pelos países ocidentais por meio do Cordão Sanitário, buscava industrializar rapidamente a URSS e suprir as necessidades emergenciais com a ajuda de investidores estrangeiros simpatizantes do socialismo.
e) formulação do Plano Quinquenal, cuja primeira versão foi empregada com bastante êxito nos anos 1920, a fim de que, mediante o esforço conjunto da população e medidas de planejamento e coletivização, a URSS se industrializasse, superando a condição de país essencial mente agrário.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2017 – Questão 46
Depois da votação no parlamento alemão da resolução que classifica a matança de armênios pela Turquia como genocídio, as relações entre Turquia e Alemanha ameaçam congelar. A Comissão de Relações Internacionais do Parlamento turco...
UNESP 2017 – Questão 38
Na passagem dos anos 1920 para a década seguinte, a política de valorização do café no Brasil ...
FMABC 2019 – Questão 48
Entre os montanhistas, as regiões com altitudes superiores a 8.000 metros em relação ao nível do mar são conhecidas como zona da morte, pois a adaptação do organismo humano às condições ali existentes é considerada impossível, devido à...
FMABC 2021 – Questão 70
Nota-se na estrutura da betanina a presença de agrupamentos que caracterizam a) os glicosídeos e as cetonas. b) os glicosídeos e os fenóis. c) os glicosídeos e as amidas. d) os ésteres e as cetonas. e) os ésteres e os fenóis.
UNESP 2021 – Questão 11
Considerando o contexto histórico de produção do texto, o soldado abandonado e seu “adversário possante” podem ser identificados, em termos políticos, como a) militarista e civilista, respectivamente. b) abolicionista e escravista, respectivamente. c) escravista e abolicionista, respectivamente. d) republicano e monarquista, respectivamente. e) monarquista e republicano, respectivamente.