Considere o trecho a seguir, escrito por Lênin, em 1921.
A extrema ruína, agravada pela má colheita de 1920, fez com que essa passagem se tornasse necessária com a máxima urgência, diante da impossibilidade de se estabelecer com rapidez a grande indústria. Daí que, em primeiro lugar, tenha que se melhorar a situação dos camponeses. Meios: imposto em espécie, desenvolvimento da troca entre a agricultura e a indústria, desenvolvimento da pequena indústria.
(Apud MARQUES. A. et. al.História Contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2011, p. 129)
A solução apresentada por Lênin para a crise descrita, se enquadrava na
a) concepção desenvolvimentista contida nas diretrizes defendidas pela Internacional Comunista, que, em nome do fortalecimento da URSS para a futura expansão do socialismo, propunha que não houvesse um rompimento brusco com as práticas capitalistas, naquela fase de afirmação geopolítica do país.
b) implementação da Nova Política Econômica (NEP), adotada como forma de reaquecimento da economia para a superação da crise provocada pela guerra civil, que autorizava a existência de empresas e propriedades particulares, bem como o ingresso de capital estrangeiro.
c) política de reconstrução apelidada de “Socialismo em um só país”, que visava superar os prejuízos provocados pela I Guerra Mundial, a fim de que o país adquirisse mais autonomia, passando a investir na pequena indústria para substituir as importações.
d) estratégia denominada Comunismo de Guerra que, diante do bloqueio econômico instituído pelos países ocidentais por meio do Cordão Sanitário, buscava industrializar rapidamente a URSS e suprir as necessidades emergenciais com a ajuda de investidores estrangeiros simpatizantes do socialismo.
e) formulação do Plano Quinquenal, cuja primeira versão foi empregada com bastante êxito nos anos 1920, a fim de que, mediante o esforço conjunto da população e medidas de planejamento e coletivização, a URSS se industrializasse, superando a condição de país essencial mente agrário.