FGV 2019 – Questão 58

Ciências Humanas / História
Apesar da postura antissemita do governo brasileiro, imigrantes conseguiam entrar no Brasil com a ajuda das associações judaicas nacionais e internacionais. Por intermédio de líderes comunitários, essas entidades se valiam das brechas na Constituição de 1934, mantidas pela Constituição de 1937.
(Maria Luiza Tucci Carneiro, Muralha antissemita. Em:Revista de História da Biblioteca Nacional, ano 2, n.o 20, mai. 2007. Adaptado)
 
A respeito do princípio constitucional apresentado, é correto considerar
a) as diretrizes que obrigavam o país a aceitar refugiados, desde que estes fossem encaminhados por entidades humanitárias.
b) a Lei dos Estrangeiros, presente desde a Constituição de 1891, que facilitava a entrada de imigrantes europeus.
c) o regime de cotas para a imigração, que estabeleceu determinado percentual de vistos para cada nacionalidade.
d) a prerrogativa legal de que a decisão final sobre a entrada ou não de estrangeiros cabia aos interventores estaduais.
e) o direito específico oferecido aos imigrantes que viessem de nações envolvidas em guerras prolongadas.

Veja outras questões semelhantes:

UFU 2019 – Questão 9
Para a economia política, o salário corresponde aos custos e ao preço da produção de uma mercadoria. Na realidade, porém, não é o que ocorre. Para produzir uma determinada mercadoria, um trabalhador precisa de um certo número de horas...
FGV 2012 – Questão 12
Uma doença D atinge 1% de certa população. Um exame de sangue detecta a doença (dá resultado positivo) em 95% das pessoas que a têm. Por outro lado, o exame detecta erroneamente (dá resultado positivo) em 10% das pessoas que não a têm. Se uma pessoa, escolhida ao acaso na população, fizer o exame e o resultado for positivo, a probabilidade de que ela tenha, de fato, a doença é aproximadamente: a) 11% b) 13% c) 5% d) 7% e) 9%
UERJ 2013 – Questão 45
Iracema (1881), de José Maria de Medeiros. ...
FGV Administração 2010 – Questão 31
According to the information in the article, ...
FGV 2014 – Questão 20
A partícula “que” introduz uma oração na qual exerce função de objeto direto apenas em a) “que assim abandona o anterior idioma materno” (ref.1). b) “que os invasores eliminam” (ref.2). c) “que, em regra, não se verifica na prática, singela - mente, o esquema teórico” (ref.3). d) “que com o correr dos tempos se integra na nova situação” (ref.6). e) “que afinal se verificou” (ref.10).